sexta-feira, 20 de março de 2009

FIA desiste das novas regras no Mundial de F1

A FIA recuou na decisão de mudar as regras do mundial de Fórmula 1 que apontaria o campeão através do maior número de vitórias somadas nas corridas. Segundo a entidade, caso as equipes não aprovassem a medida, o critério atual, que daria o título mundial ao maior somador dos pontos, seria mantido, até pelo menos, nessa temporada. Em 2010, as regras propostas estariam absorvidas pelos pilotos e já seriam incorporadas ao mundial.

Pilotos e escuderias, no geral, foram contra a mudança da regra e pressionaram a FIA pela manutenção do regulamento atual. O argumento utilizado foi baseado no fato de a entidade não poder fazer qualquer alteração no campeonato até 20 dias do início. No caso, o GP da Austrália, primeira etapa do campeonato, será no dia 29 de Março.

A mudança proposta pela FIA seguramente privilegiaria os carros que tivessem menor regularidade na temporada e maior poder de reação. No ano passado, por exemplo, Felipe Massa, da Ferrari, venceu mais corridas que Lewis Hamilton (6 a 5), porém deixou de pontuar em cinco GP’s. O inglês não marcou em somente três. É uma vantagem enorme para o brasileiro, já que possui um carro mais competitivo, no entanto menos confiável do que a McLaren.

Caso as novas regras fossem concretizadas, o Mundial talvez ficaria sem graça, uma vez que os pilotos medianos – aqueles que não conseguiriam vencer uma corrida e nem se manterem nos primeiros lugares – não encontrariam motivações para disputar uma prova. O prejuízo para esses competidores seria muito maior, porque nunca teriam chances de sagrar-se vencedores do campeonato.

Portanto, foi positivo para pilotos e chefes de escuderias não ter aprovado a mudança proposta pela FIA, dirigida pelo inglês Max Mosley. Para o bem do campeonato, as disputas emocionantes, que encantam amantes do esportes em todo o mundo, estariam mais do que garantidas.

segunda-feira, 9 de março de 2009

Ronaldo em 2010. Será?

O atacante Ronaldo demonstrou neste domingo, no clássico contra o Palmeiras, que realmente é predestinado. Após três lesões complicadíssimas no joelho, o fenômeno mostrou que ainda esbanja esforço de vontade para o futebol. Além de marcar um gol em sua volta aos gramados, ele salvou o seu time, o Corinthians, da derrota para o rival no empate por 1 a 1. E o gol marcado diante do alviverde foi uma das “não-especialidades” do fenômeno, de cabeça.

Ronaldo confirmou que ainda é melhor atacante do futebol brasileiro. Em forma, apesar de seus 32 anos, seria titular absoluto da Seleção Brasileira, já que nenhum de seus sucessores chega aos pés do fenômeno e tão pouco conseguira se firmar com a camisa nove amarelinha: Vagner Love, Afonso, Fred, Luís Fabiano, Pato e Adriano.

Ronaldo faz parte do grupo de atacantes que foram imprescindíveis para o futebol brasileiro nas Copas do Mundo e que fizeram sucesso mundial. Ao fenômeno, se juntam Leônidas da Silva, Ademir de Menezes, Pelé, Vavá, Careca e Romário. O futebol agradece a presença deles nos times que deram cinco títulos mundiais para o país.

E não há dúvidas de que se o atacante estiver bem na parte física e tecnicamente, Dunga não hesitará em convocá-lo para defender o Brasil. Apesar dos escândalos em que o goleador se envolveu, ele continua com o brilho que sempre teve. E os brasileiros certamente vão precisar do fenômeno, caso queria vencer a Copa do Mundo de 2010, na África do Sul.