sábado, 15 de janeiro de 2011

Parceria entre Vitória e Mandate Corporation evitou que clube baiano perdesse mais uma jovem promessa

Na última sexta-feira (14) o site Olheiros.net trouxe à tona mais dois casos de um assunto que tem complicado a vida de clubes brasileiros. Segundo a publicação, seduzidos por promessas de empresários, dois garotos do Vitória (BA) simplesmente não se reapresentaram para os trabalhos da temporada 2011. O atacante Carioca e o volante Uelisson, destaques da equipe rubro-negra campeã da Copa Brasil sub-15, desapareceram. E por pouco o clube baiano não perdeu mais um atleta. O jovem Alex, da categoria 95, também foi sondado por empresários que queriam tirar o garoto do time, deixando o Vitória na mão em mais uma situação. Graças ao trabalho do agente Luiz Rocha e uma parceria com o clube, Alex permaneceu na equipe de Salvador.

O volante foi o grande destaque do Vitória na última Copa Brasil e despertou o interesse de outros clubes do futebol nacional. Por ser um atleta de muita qualidade técnica, a equipe baiana temeu por perder sua grande revelação, mas felizmente a situação foi resolvida com trabalho e ética. Ao contrário dos seus dois ex-companheiros, Alex poderá dar sequência de forma tranquila ao desenvolvimento técnico, tático e psicológico dado pelo Rubro-Negro sem precisar se preocupar com o trauma de uma transferência forçada aos 15 anos de idade. Portanto, a situação se tornou benéfica para todas as partes envolvidas no processo de formação da jovem promessa.

Na contramão da estratégia atual adotada por procuradores de jogadores, a Mandate Corporation tem apostado na confiança, na seriedade e na ética para mudar o quadro. A empresa de agenciamento esportivo fechou no último mês um acordo de confiança com o Vitória, garantindo que o garoto permanecesse no clube que o formou. Esta tem sido a tônica da agência, que quer contribuir com o bom trabalho nas categorias de base das agremiações brasileiras. Com isso, a Mandate deixou o caminho aberto para que o Rubro-Negro pudesse dar continuidade no projeto de formação do jovem Alex.

Ambos os lados da história acima descrita ficaram satisfeitos com o desfecho da parceria e com a seriedade apresentada na assinatura do acordo:

“Essa parceria com o Luiz Rocha e com a Mandate Corporation, que foi feita no caso do Alex, é de suma importância para o Vitória e para o futebol brasileiro. Foi fundamental o ocorrido para que pudéssemos ver e sentir que existem pessoas sérias e que reconhecem o trabalho de preparação e investimento do clube. O Vitória precisa de parceiros sérios, como foi o Luiz Rocha neste caso”, analisou Epifânio Carneiro Filho, diretor das divisões de base do clube baiano.

"É preciso trabalhar com transparência e na busca constante de ser um parceiro do clube. Temos de reconhecer sempre o trabalho de formação, o investimento e a capacidade técnica e estrutural dessas agremiações. Esse é o objetivo da Mandate e é importante evitar que os times formadores percam jogadores da maneira como vem ocorrendo”, destaca Luiz Rocha, agente Fifa e CEO da Mandate Corporation.

Segundo a publicação do Olheiros.Net, o Vitória tem sofrido constantemente com a situação de perder jovens talentos e já admite a possibilidade de abolir as categorias abaixo de 16 anos. Casos como o dois garotos do Rubro-Negro têm sido constantes no futebol brasileiro e os clubes passam a se preocupar cada vez mais nas escolhas de empresas parceiras. Recentemente o Cruzeiro se mostrou indignado com a atitude da Traffic de aliciar menores, tirando-os das agremiações de origem. Segundo Zezé Perrella, presidente do clube mineiro, o atacante Aguilar ficou no time infantil da Raposa durante quase um ano e meio, e depois foi sacado da equipe pelo grupo Traffic, que o transferiu na sequência para o Desportivo Brasil.

Staff Mandate Corporation

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Bancos privados da Espanha investem em esporte para atingir mercado global

O investimento em ações voltadas para o ramo esportivo tem sido fundamental para os dois bancos particulares mais importantes da Espanha ganharem espaço como marcas globais. BBVA e Santander fazem jus à importância dos esportes e adotam estratégias de muita força, principalmente no mercado internacional. (Veja detalhes na apresentação abaixo ou no Slideshare)
O BBVA aposta nos naming rights da Liga Espanhola de futebol e no acordo fechado em 2010 com a NBA, tornando-se o banco oficial da maior competição de basquete do mundo. O acordo em ‘La Liga’ rende excelente visibilidade ao BBVA, já que todas as ações que envolvem o campeonato mencionam o nome do sponsor máximo. O site, as entradas na TV e qualquer citação casual da La Liga BBVA traz um retorno interessante ao banco de Bilbao.
A ideia de investir na famosa liga americana foi fazer frente à visibilidade do Santander em diferentes mercados. Em nota oficial o banco afirma que o acordo de patrocínio com a NBA também inclui o programa de Responsabilidade Social "da NBA Cares", a WNBA e a NBA Development League (D-League).
Por outro lado, o concorrente investe diretamente na Fórmula 1 desde a temporada 2007 e garante presença com ações em vários GPs. O patrocínio principal na categoria começou na Vodafone McLaren Mercedes e migrou para a Ferrari em 2010. No mesmo ano, o grupo Santander foi o patrocinador principal do GP da Inglaterra, Alemanha e Itália, e teve forte presença nos GPs da Espanha, da Europa e do Brasil. Além disso, o espanhois ainda têm contrato com os ferraristas Fernando Alonso e Felipe Massa. Outra fator importante é a manutenção do acordo com os pilotos da McLaren, ampliando a atuação da marca no Reino Unido.
No futebol, o Santander se garante como detentor dos naming rights da Libertadores, além de um patrocínio importante para a Copa América de 2011. O grupo criou uma plataforma que tem Pelé como garoto propaganda e espera consolidar cada vez mais o mercado da América Latina, ampliando sua força através esportes. A campanha conta ainda com o “Quinteto Mágico Santander” formado por Diego Lugano (Uruguai), Andrés Guardado (México), Juan Sebastián Verón (Argentina), Gary Medel (Chile) e Luis Fabiano (Brasil).


segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Em carta ao povo baiano, Ramon Menezes anuncia sua saída do Vitória

De cabeça baixa, Ramon Menezes veste pela última vez a camisa do ex-clube, na partida contra o Atlético-GO, que decretou o rebaixamento do Vitória à Serie B. | Foto: Felipe Oliveira
O meio-campista de 38 anos, que desde 2008 defendia o rubronegro em sua segunda passagem, alega que o motivo foi a falta de interesse da direção do clube em sua permanência.

O jogador aproveita para agradecer ao povo baiano, aos torcedores do Vitória e ex-companheiros e funcionários do clube. Ramon Menezes também lamenta o rebaixamento do time na última temporada, mas acredita no retorno do Leão à elite.

Com a camisa do Vitória em 2010, Ramon Menezes foi campeão baiano e vice da Copa do Brasil, foi eliminado da primeira fase da Copa Sulamericana pelo Palmeiras e rebaixado no Campeonato Brasileiro na última rodada, após empate sem gols com o Atlético-GO.

Abaixo, você pode ler a carta na íntegra:

“Rio de Janeiro, 02 de janeiro de 2011,

“É com enorme pesar que me dirijo a vocês para comunicar minha saída do Vitória. Pesar porque é um clube pelo qual tenho muito carinho e admiração. Infelizmente não conseguimos permanecer na Série A do Campeonato Brasileiro de 2010 e minha intenção era continuar na equipe para a temporada de 2011 e ajudar o Vitória a retomar o seu lugar, o que acredito que irá acontecer. Na conversa com a direção do clube, vi que não era do interesse deles a minha permanência.

“Agradeço à direção do Vitória e em especial ao Alex Portela, diretor que me abriu novamente as portas do clube. Essa minha segunda passagem pelo Vitória serviu para reafirmar meu carinho e gratidão pelo clube.

“Ao povo baiano, também meu cordial abraço e desejo de muitas alegrias e conquistas. Agradeço aos torcedores do Vitória e também aos adversários que sempre me trataram com muito carinho e respeito.

“Confesso minha imensa gratidão ao estado da Bahia, pois vivi grandes momentos, fiz ótimas, verdadeiras e duradouras amizades e saio com tristeza, mas essa é a vida de um atleta profissional.

“Aos companheiros de clube, todos os funcionários, profissionais da imprensa e pessoas com as quais tive a oportunidade de me relacionar deixo o meu agradecimento e desejo de dias melhores.

“Enfim, obrigado de coração ao povo baiano por todos os momentos especiais que pudemos compartilhar.

“Com os sinceros desejos de felicidades,
um grande abraço do amigo
Ramon Menezes”