domingo, 4 de dezembro de 2011


Treinador disputou três clássicos pelo lado cruzeirense e dois com a camisa do Galo

Em ano atípico, Cuca comandou os dois maiores de Minas e comemorou título no único clássico que venceu, em cinco disputados - Foto: Pedro Vilela/Futura Press
O técnico Cuca viveu uma situação incomum em 2011. O treinador esteve à frente da comissão técnica dos dois principais clubes de Minas Gerais, Atlético e Cruzeiro, tendo participado de cinco clássicos, mas venceu apenas um, exatamente aquele em que se sagrou campeão mineiro.

No início do ano, o treinador vestia o azul do Cruzeiro e pode participar de três clássicos comandando o time estrelado, no Campeonato Mineiro. Nas duas primeiras partidas do ano entre os arquirrivais, Cuca saiu de campo amargando a desvantagem no placar. Vitórias de 4 a 3, na fase de classificação, e 2 a 1, no primeiro jogo da final do estadual, para o Atlético.

Uma semana depois do segundo revés, Cuca comandaria aquele que seria seu último clássico como treinador do Cruzeiro e também o único que ele venceria em 2011. O triunfo por 2 a 0 sobre o rival, na segunda e decisiva partida da final, lhe propiciou ostentar a faixa de campeão mineiro no peito.

Após cinco jogos sem vitórias no Brasileirão, somado a uma eliminação inesperada da Copa Libertadores, o treinador decidiu pedir demissão do cargo, no final de junho. No início do segundo semestre, em agosto, sem ter passado por qualquer outro clube, Cuca aceitou o desafio de assumir o comando daquele que, até dois meses atrás era seu arquirrival, com a missão de livrar o Atlético do risco de rebaixamento.

Logo no seu sexto jogo vestindo o uniforme do Galo, o técnico reencontrou seu antigo clube pelo caminho e sofreu um novo revés na temporada. Com dois gols de Montillo, jogador que foi contratado, no ano passado, com o aval do próprio treinador, o time azul venceu por 2 a 1.

Na partida derradeira do Brasileirão, disputada na noite deste domingo, Cruzeiro e Atlético entraram em campo com objetivos distintos. Apesar da má campanha de ambos na competição nacional, o Galo já havia conseguido se livrar do risco de rebaixamento há uma rodada e brigava por uma vaga na Copa Sul-Americana do ano que vem, enquanto o clube celeste ainda precisava evitar uma queda inédita para a Série B.

Temendo a possibilidade de cair para uma divisão inferior do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro não tomou conhecimento do rival em campo e aplicou uma goleada de 6 a 1, que além de lhe garantir na Série A em 2012, ainda tirou a chance do Atlético de disputar um torneio internacional no próximo ano. Neste mesmo instante, Cuca completava seu quinto clássico, com uma única vitória em 2011 e apenas 20% de aproveitamento, mas que lhe possibilitou erguer um troféu na temporada.