segunda-feira, 31 de março de 2008

Contagem regressiva para as olimpíadas!

A tocha olímpica, acesa na segunda passada, inicia sua viagem pelo mundo. Na cerimônia realizada no dia 24 de Março no Templo de Hera, nas ruínas da histórica cidade de Olímpia, a sacerdotisa acendeu a tocha com os raios do sol e um espelho parabólico (como manda a tradição).
Ontem, no estádio Panathinaiko, palco dos primeiros jogos da Era Mordena , (e para os que não se lembram, estádio onde o maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima encerrou a polêmica maratona das olimpíadas de 2004) a tocha acendeu a pira olímpica do local e seguiu em viagem para a China.

Pelas bandas orientais, a tocha foi direto para a Praça da Paz Celestial e lá, em uma breve cerimônia, a pira olímpica chinesa foi acesa pelo presidente chinês Hu Jintao. Em seguida, iniciou-se oficialmente o périplo da tocha pelo mundo. O primeiro a carregá-la foi o recordista dos 110m com barreira Liu Xiang.

Nesta terça-feira, o símbolo olímpico irá para o Cazaquistão. E, seguindo ordem já definida, circulará pelos cinco continentes, no maior revezamento olímpico da história. Serão percorridos 137 mil quilômetros, passando por 135 cidades em 130 dias. A tocha chegará ao estádio olímpico de Pequim no dia 08/08/08, para cerimônia de abertura que terá início às 08h08min e 08 segundos do horário local.

Vale lembrar que, diferentemente das olimpíadas de 2004, dessa vez o fogo olímpico não passará pelo Brasil. O único país da América do Sul a receber a tocha será a Argentina, e o único brasileiro a carregá-la será o jogador de vôlei de praia Emanuel.

Caminho a ser percorrido pela tocha:


Protestos pró-Tibete

Durante a cerimônia brevemente descrita no primeiro parágrafo, protestantes da ONG "Reporters Without Borders" invadiram o local carregando bandeiras negras onde se viam algemas no lugar dos cinco arcos que simbolizam os Jogos Olímpicos.

Vários locais do trajeto da tocha pela Grécia foram alvo de protestos. Em comunicado oficial, a ONG citada acima afirmou: "Nós não podemos deixar o governo Chinês tomar posse da chama Olímpica, sem denunciar a dramática situação dos direitos humanos no país".

Veja vídeo com trechos dos protestos

Pense nisso: A televisão chinesa suspendeu a transmissão da cerimônia do acendimento da tocha olímpica no momento em que os três manifestantes tentaram perturbar o discurso do chefe do Comitê organizador dos Jogos de Pequim'2008. De modo a não televisionar o incidente, a televisão colocou no ar, sem explicações, imagens de arquivo do local e de uma tocha olímpica.

quinta-feira, 27 de março de 2008

Bela atitude, Slaven Bilic

Slaven Bilic, técnico da seleção da Croácia, declarou nesta terça-feira que presença do atacante Eduardo será fundamental para a equipe.
Segundo o técnico, ele não é o único com esse desejo. Pelo visto, todo o elenco croata acha que a presença do jogador dará uma motivação a mais para eles.
Vale lembrar que o brasileiro naturalizado croata é um dos grandes responsáveis pela classificação da seleção para a Eurocopa, já que marcou 10 gols e encerrou as eliminatórias na vice-artilharia somente atrás do irlandês Healy, que marcou 12. O jogador do Arsenal ficou à frente de de goleadores como Cristiano Ronaldo, David Villa, Henry, Podolski e Berbatov.
A Croácia está no grupo B, junto com Áustria (sede conjunta com a Suíça), Alemanha e Polônia. Sua partida de estréia está datada para o dia 8 de Junho, contra a Áustria.

terça-feira, 25 de março de 2008

Pet: o presente do centenário

Petkovic chega ao Galo como o presente de aniversário dos 100 anos do clube alvinegro. Bom reforço para o time de Geninho. Mas é preciso esperar para saber qual Pet chegará, aquele que defendeu as cores rubronegras de Vitória e Flamengo, ou o que passou por Santos e Goiás? O que jogou por outro alvinegro, o Vasco, também seria uma boa contratação.