domingo, 27 de abril de 2008

Um prêmio ao mais ousado!



Na partida desta tarde, entre Flamengo e Botafogo, os dois times entraram recheados de volantes e tinham tudo para protagonizar muitas faltas e poucos lances criativos. E foi o que aconteceu na primeira etapa. Antes dos 20 minutos, Cuca juntou mais um "amigo" aos seus três zagueiros. Eduardo, beque de origem, reforçou o setor, que já contava, com Renato Silva, Leandro Guerreiro (terceiro zagueiro no esquema de hoje) e André Luis. No intervalo, Joel mexeu e tirou um dos jogadores de meio-campo, colocando Diego Tardelli ao lado de Marcinho e Souza. Não contente, o treinador, aos 31, lançou Obina e sacou Ibson, mal no confronto. Cuca, no mesmo minuto, mandou Edson, defensor, no lugar de Zé Carlos, hoje um ala pela esquerda. Pronto, o castigo veio a galope. O time que atuava com 4 homens de defesa e três volantes de contenção, contando com Leandro Guerreiro, foi penalizado. Passe de Léo Moura, cruzamento de Tardelli e gol de Obina.

Cuca escalou mal, mexeu mal e foi um dos responsáveis diretos pela derrota alvinegra. Até quando teremos treinadores assim? O Botafogo está entre os ataques mais eficientes do Brasil e balançou por muitas vezes as redes adversárias. Um time desses não pode se acovardar e abdicar do poder ofensivo. Dá muita tristeza quando coisas assim ocorrem. Futebol é gol, CUCA!

quinta-feira, 17 de abril de 2008

Números que dizem muito


Estatística no futebol não é um assunto muito comentado nas mesas de bar ou mesmo nos programas de TV. Uma pena, já que é um ótimo parâmetro para análise do esporte. Claro, não dá para se basear apenas em números e esquecer a bola no pé e outros fatores que colaboram para a mística do futebol. Analisando um jogador em especial podemos ver dados fantásticos e se concentrar na capacidade de participação deste atleta durante as partidas da equipe em que atua. Trata-se de Cristiano Ronaldo. O meia-atacante é o artilheiro da Liga dos Campeões, 7 gols, e do Campeonato Inglês, 28 bolas na rede.

Na competição européia, ele é o segundo em número de chutes que acertaram o gol, 17 , e o sexto no quesito chutes para fora, 14. São 31 tentativas no total. Ronaldo jogou 717 minutos, deu uma assistência e sofreu 28 faltas. Dos 18 gols do Manchester ele foi responsável de maneira direta por 8, quase 50%.

Já no campeonato local, o português, artilheiro absoluto, ajudou os "Diabos Vermelhos" com seis assistências e os já citados 28 gols. Dos 72 tentos anotados, 34 saíram dos pés do jogador. É uma marca impressionante.

Para quem pretende ser o melhor jogador do mundo, esses dados contam, e muito. Apesar de ainda não ter sido decisivo em uma grande competição, Cristiano Ronaldo tem tudo para se tornar o maior do planeta e evoluir cada vez mais. Vale lembrar que ele tem apenas 23 anos de idade.

Ah, por falar em estatística, outro fato chama a atenção. Porém não espanta, em nada. Adebayor, do Arsenal, é o jogador que mais ficou impedido na Liga dos Campeões, 25 vezes. Isso representa 11 a mais que o segundo colocado. Precisa dizer algo mais?