terça-feira, 2 de setembro de 2008

Empresários dominam futebol

Assim como a Fórmula 1, o futebol é outro esporte que foi praticamente engolido pelo Capitalismo. Grandes empresários de todo mundo o transformam em disputas por mercados de jogadores, aparelhos de concorrência e mecanismos de lucro das organizações. Como se explica a aquisição dos direitos federativos do atacante Robinho pelo modesto Manchester City?

O brasileiro é um dos melhores jogadores da atualidade. Esbanja determinação, habilidade e empenho, exibindo pura arte ao jogar. Apresenta grandes chances de ser o futuro melhor jogador do mundo da Fifa.

Só mesmo uma elevada quantia de 42 milhões de euros (cerca de R$100 milhões) para tirar Robinho do Real Madrid, seu ex-clube. Quem adquiriu o passe foi um grupo de empresários ligados ao milionário Abu Dhabi, que comprou ontem o Manchester City. O atacante desejava ir para o Chelsea, de Luís Felipe Scolari, mas o clube inglês não chegou ao acordo quanto ao valor da oferta.

Comprova-se então a globalização do futebol. O time inglês é modesto em seu país, já que ganhou apenas dois títulos nacionais e quatro copas da Inglaterra, esta que contabilizou o seu último título de expressão, há 40 anos (1968/1969). Porém, tem um grande empresário em seu comando que não economizará dinheiro para contratar jogadores de diferentes nacionalidades, a fim de montar uma boa equipe. Tudo isso para acabar com o jejum de títulos.

O craque brasileiro, mesmo jogando na Inglaterra não terá a mesma visibilidade que antes tinha no Real Madrid. O time espanhol, repleto de craques, tem boa repercussão na mídia, fato que o Manchester não tem. Além disso, o sonho do brasileiro em se tornar o melhor jogador do mundo da Fifa – assim como Romário, Ronaldo, Rivaldo, Ronaldinho Gaúcho e Kaká – ficaria distante.

Robinho, que jogará com a camisa 10, como no Real Madrid, terá a companhia de outros brasileiros no time inglês: Elano, que veio na última temporada e Jô, contrato junto ao CSKA, da Rússia.

Um comentário:

Anônimo disse...

that doesn't happen everyday. wish you all the best.