segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Leixões, o dono da bola em Portugal

Nem Porto, nem Benfica, nem Sporting. Quem dá as cartas no começo da temporada do Campeonato Português é o centenário clube de Matosinhos, cidade localizada no Distrito do Porto, norte de Portugal, Leixões.
Os Heróis do Mar assumiram a liderança ao vencer o Paços Ferreira por 2 a 1, no último domingo, e foram beneficiados pela derrota do antigo líder, Nacional da Madeira, por 4 a 2 nesta segunda-feira para o Marítimo, no fechamento da sétima rodada.
O clube alvirubro já coleciona bons resultados neste início de campeonato. Além de empatar com o Benfica em 1 a 1 jogando em Matosinhos, arrancou uma vitória sobre o atual campeão Porto, por 3 a 2 no Estádio do Dragão, o que mostra que a equipe do técnico José Mota pode ambicionar uma melhor colocação além do 14º lugar conquistado na última temporada.

Brasileiros
Assim como os rivais portugueses, o Leixões possui muitos jogadores brasileiros em seu elenco, sete. No entanto, nenhum deles do mesmo calibre dos astros Liédson, do Sporting ou Luisão, do Benfica, por exemplo.
O mais ilustre para o torcedor brasileiro é o zagueiro Élvis, de 31 anos, antigo jogador da Portuguesa-SP. Destaca-se também o atacante Serginho Baiano, que já atuou pela dupla Ba-Vi, no Brasil, e pelo gigante Porto, em Portugal, além do armador Chumbinho, ex-São Paulo, dono da camisa 10.
Mas quem enche os olhos dos torcedores do Leixões é o armador Wesley, 27 anos, que já havia trabalhado com o treinador José Mota no Paços Ferreira. Autor de cinco gols na temporada até o momento, o jogador, revelado na Ponte Preta, desperta o interesse de outros clubes europeus, como o Borussia Dortmund, asiáticos e africanos, de acordo com o jornal português Record.

Campeonato Português (após sete rodadas)
1º - Leixões, 16 pontos
2º - Benfica, 15 pontos
3º - Nacional, 15 pontos
4º - Sporting, 13 pontos
8º - Porto, 11 pontos

Ficha
Nome: Leixões Sport Club
Fundação: 27 de novembro de 1907
Apelido: Heróis do Mar
Estádio: Estádio do Mar
Capacidade: 12.700 torcedores
Treinador: José Mota
Destaques: Beto (goleiro), Bruno China (armador) e Wesley (armador)
Maior glória: Campeão da Copa de Portugal - Temporada 1960/1961

Um comentário:

Guilherme disse...

Olha só, ficamos o mês inteiro de outubro sem postar..