terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Bancos privados da Espanha investem em esporte para atingir mercado global

O investimento em ações voltadas para o ramo esportivo tem sido fundamental para os dois bancos particulares mais importantes da Espanha ganharem espaço como marcas globais. BBVA e Santander fazem jus à importância dos esportes e adotam estratégias de muita força, principalmente no mercado internacional. (Veja detalhes na apresentação abaixo ou no Slideshare)
O BBVA aposta nos naming rights da Liga Espanhola de futebol e no acordo fechado em 2010 com a NBA, tornando-se o banco oficial da maior competição de basquete do mundo. O acordo em ‘La Liga’ rende excelente visibilidade ao BBVA, já que todas as ações que envolvem o campeonato mencionam o nome do sponsor máximo. O site, as entradas na TV e qualquer citação casual da La Liga BBVA traz um retorno interessante ao banco de Bilbao.
A ideia de investir na famosa liga americana foi fazer frente à visibilidade do Santander em diferentes mercados. Em nota oficial o banco afirma que o acordo de patrocínio com a NBA também inclui o programa de Responsabilidade Social "da NBA Cares", a WNBA e a NBA Development League (D-League).
Por outro lado, o concorrente investe diretamente na Fórmula 1 desde a temporada 2007 e garante presença com ações em vários GPs. O patrocínio principal na categoria começou na Vodafone McLaren Mercedes e migrou para a Ferrari em 2010. No mesmo ano, o grupo Santander foi o patrocinador principal do GP da Inglaterra, Alemanha e Itália, e teve forte presença nos GPs da Espanha, da Europa e do Brasil. Além disso, o espanhois ainda têm contrato com os ferraristas Fernando Alonso e Felipe Massa. Outra fator importante é a manutenção do acordo com os pilotos da McLaren, ampliando a atuação da marca no Reino Unido.
No futebol, o Santander se garante como detentor dos naming rights da Libertadores, além de um patrocínio importante para a Copa América de 2011. O grupo criou uma plataforma que tem Pelé como garoto propaganda e espera consolidar cada vez mais o mercado da América Latina, ampliando sua força através esportes. A campanha conta ainda com o “Quinteto Mágico Santander” formado por Diego Lugano (Uruguai), Andrés Guardado (México), Juan Sebastián Verón (Argentina), Gary Medel (Chile) e Luis Fabiano (Brasil).


Nenhum comentário: