domingo, 3 de agosto de 2008

16ª e 17ª rodadas do Brasileirão

Por falta de tempo, peço desculpas por não ter postado nada sobre a rodada do meio de semana passado. Portanto, farei um breve comentário e falarei da rodada do fim-de-semana, que envolveu os então quatro melhores times do campeonato, em jogos diretos e eliminando dois deles do G 4.

A 16ª rodada terminou com duas supresas: a vitória do Santos sobre o Internacional, no Beira-Rio e do Vasco sobre o Atlético-MG, em São Januário. A derrota colorada se explica pela ausência de seus principais jogadores, por motivos diversos, entre eles Nilmar e Alex. O time carioca vencer o mineiro, em casa, não é surpresa. Surpeendente foi o placar: 6 x 1. E, mais um técnico demitido no campeonato.

No mais, o esforçado time do Grêmio bater o Coritiba, no Couto Pereira e o São Paulo só empatar com o Figueirense, no Orlano Scarpelli, não há nada de errado. Para completar, o Cruzeiro venceu o Náutico, no Mineirão; o Vitória bateu o Atlético-PR, no Barradão; o Botafogo passou pelo Goiás, no Engenhão; o Palmeiras ganhou do Flamengo no Palestra Itália; o Sport derrotou o Ipatinga, na Ilha do Retiro e a Portuguesa superou o Fluminense, no Canindé, que nessa má fase, podemos considerar todos resultados normais.

Fim-de-semana

Decisões erradas e visitantes indigestos.

Após o fim dos jogos do final de semana, podemos constatar, mais claramente, as decisões equivocadas tomadas pelos dirigentes e técnicos do Brasileirão. O Atlético-PR preferiu não dar continuidade ao trabalho de Ney Franco e vai caindo pelas tabelas com Roberto Fernandes e entrou na zona de rebaixamento. O atual treinador rubronegro começou bem o campeonato, no comando do Náutico, mas resolveu sair e o Timbu entrou em queda-livre há algum tempo depois. E o demitido Ney Franco vai reerguendo o Botafogo.

Ah, no meio de semana, tem Atlético-PR e Náutico, na Arena da Baixada. No reecontro de Roberto Fernandes com seus ex-comandados, quem levará a melhor?

Essa foi a rodada em que os visitantes mais venceram: 6 no total. Desses seis mandantes que perderam, cinco são os piores times do campeonato: Náutico, Atlético-PR, Santos, Fluminense e Ipatinga. Isso pode explicar o por quê da situação deles na parte de baixo da tabela, se não fazem o dever de casa...

A exceção foi o Flamengo, que perdeu de virada, para o Cruzeiro, no Maracanã. E, após seis rodadas sem vencer, pela primeira vez o rubronegro está de fora do G 4. O primeiro gol da virada celeste foi marcado por Guilherme, que agora se junta a Alex Mineiro, do Palmeiras e Kléber Pereira, do Santos, na artilharia do Brasileirão, com 10 gols.

O líder Grêmio - e invicto há oito rodadas - fez mais uma vítima e bateu o Vitória, no Olímpico, eliminando outro rubronegro das quatro primeiras posições. Nos lugares de cariocas e baianos entraram os paulistas. O Palmeiras que venceu o Ipatinga, na casa do adversário e o São Paulo, que goleou o Vasco, no Morumbi, com dois gos do estreiante André Lima e mais dois do goleiro artilheiro Rogério Ceni, pela primeira vez está no G 4.

Nenhum comentário: