sexta-feira, 13 de maio de 2011

Copa do Brasil terá campeão inédito

Avaí, Ceará, Coritiba
ou Vasco: pela primeira vez,
um deles levantará esta taça
Os primeiros jogos das semifinais terão início só na próxima semana, mas já é possível afirmar:  a Copa do Brasil terá um campeão inédito. O fato se torna incontestável após as eliminações de Flamengo e Palmeiras, nas quartas de final, para Ceará e Coritiba, respectivamente.

Com dois e um títulos, os clubes rubronegro e alviverde, nesta ordem, eram os únicos campeões que chegaram até a quarta fase da 23ª edição da Copa do Brasil. Com a eliminação de ambos, o único sobrevivente entre os quatro restantes irá comemorar, pela primeira vez, o principal título nacional do primeiro semestre.

Entre os semifinalistas, Vasco e Ceará são aqueles que chegaram mais perto de levantar o troféu, mas tiveram que se contentar com a prata, em uma oportunidade cada. O clube carioca perdeu a taça de 2006 exatamente para o arquirrival Flamengo, enquanto o Vovô deixou a chance escapar quando foi derrotado pelo Grêmio, em 1994.

Logo, uma eventual final seria um feito inédito para Coritiba e Avaí. Até o momento, o máximo que a equipe paranaense já conseguiu foram quatro semifinais, em 1991, 2001, 2009, além desta em 2011. Por outro lado, a campanha do Leão da Ilha já é a maior da sua história, uma vez que a equipe catarinense só havia alcançado a disputa das oitavas de final de 2007 e 2010.

Nesta quarta-feira (18), às 21h50, começarão os confrontos de ida das semifinais, com Ceará e Coritiba se enfrentando no estádio Presidente Vargas. No mesmo dia e horário, pela outra chave, o Vasco receberá o Avaí em São Januário. Além do título inédito da Copa do Brasil, também está em jogo uma classificação para a Copa Libertadores 2012.

Nenhum comentário: