"Agora sim vai começar a Copa Libertadores 2007" geralmente essa é a frase que estamos habituados a ouvir após a fase de grupos da Copa Libertadores, isso devido ao teórico baixo nível na primeira fase onde se concentra várias equipes do Peru, Bolívia e Venezuela, muitas vezes sem a menor tradição no futebol. Claro não podemos deixar de lado alguns aspectos como os Clubes colombianos e mexicanos que passaram a chegar com mais freqüência na competição e os Venezuelanos que apesar de quase nunca chegarem muito longe são clubes chatos de se enfrentar.
Essa libertadores não foi muito diferente de outras edições . A fase de grupos chega ao fim, mais uma vez sem muitas surpresas entre os classificados e eliminados. A Disputa foi grande e em alguns grupos os dois classificados só saíram na última rodada. Dos 16 classificados para a Segunda fase cinco são brasileiros (Santos, Flamengo, Grêmio, São Paulo, Paraná Clube), três mexicanos (Toluca, Necaxa, América) ,dois argentinos (Velez e Boca Jr) ,dois uruguaios (Nacional e Defensor) , um paraguaio (Libertad), um chileno (Colo-Colo), um colombiano (Cucúta) e um Venezuelano (Caracas).
Entre os eliminados as maiores surpresas foram o Cerro Porteño do Paraguai, o clube caiu em uma chave complicada ao lado do Grêmio e a derrota por 1 x 0 no Olímpico na última rodada valeu aos paraguaios a última posição do grupo. O River Plate, sempre um time de chegada morreu junto aos equatorianos da LDU que aprontou na última edição. Porém a maior surpresa foi a eliminação do atual campeão da competição e do Mundial de Clubes da FIFA, o Internacional de Porto Alegre. A campanha que começou um tanto quanto desorganizada acabou custando aos gaúchos a eliminação e o título de a primeira equipe campeã que é eliminada logo na primeira fase do ano seguinte* .
Com as vitórias de Boca Juniors (7x0 Bolívar) e Toluca ( 3x0 Cienciano-PER) as chaves da Segunda fase foram definidas assim:
O Santos, melhor equipe da primeira fase com seis jogos e seis vitórias, 12 gols a favor e apenas um sofrido enfrenta o Caracas da Venezuela. O Clube brasileiro é o favorito nesse confronto. O Caracas é uma das equipes Venezuelanas que se encontram em ascensão mas não deve atrapalhar o Santos principalmente na Vila Belmiro.
O único campeão Chileno da Libertadores, o Colo-Colo vai decidir em casa contra o América do México. os mexicanos tem uma equipe consistente e não sofreram tanto para passar de fase. Os chilenos lideraram o grupo do River Plate, mas a diferença entre os dois líderes da chave para River e LDU (Clubes eliminados) foi de apenas 1 ponto. Quem passar nesse confronto provavelmente encara o Santos na fase seguinte.
O Toluca garantiu a classificação e a liderança do Grupo 7 batendo o Cienciano na ultima rodada por três gols. Com isso a equipe enfrenta o Cucúta que veio da confusa chave onde se encontrava também o Grêmio. O Vencedor desse confronto enfrenta o Nacional, que ajudou a eliminar o Internacional da competição ou o Necaxa do México que desbancou o São Paulo e passou como líder do seu grupo.
O Flamengo, de ótima campanha na libertadores, Segunda melhor equipe da competição, enfrenta o Defensor do Uruguai que passou em segundo na mesma chave do Santos, o Flamengo deve passar e se confirmar em um possível jogo contra o Grêmio ou São Paulo. A equipe Gaúcha e os atuais vice campeões da Copa Toyota se enfrentam em busca de uma vaga e devem fazer as duas partidas mais brilhantes dessa etapa da Libertadores.
O Paraná é o clube brasileiro que pegou o adversário mais difícil nessa fase, o clube paranista enfrenta o Libertad do Paraguai que passou com 13 pontos em seu grupo e apenas uma derrota. O vencedor desse confronto terá de enfrentar mais duas pedreiras. Com a vitória por 7 a 0 sobre o Bolívar na última rodada o Boca Juniors passou em segundo e enfrenta o Velez Sarsfield líder na chave do Internacional.
O Santos tem pela frente um caminho mais tranqüilo do que outros clubes brasileiros e enfrenta o Caracas e na seqüência pode pegar: América, Colo-Colo, Cucúta, Toluca , Nacional e Necaxa. Do outro lado do mata-mata se encontram Flamengo, Defensor, Grêmio, São Paulo, Paraná, Libertad, Boca Juniors e Veles Sarsfield. O Brasil tem grandes chances de chegar mais uma vez com dois clubes nas finais e é bem provável que isso se repita. Mas argentinos, chilenos, uruguaios , colombianos, paraguaios, venezuelanos e mexicanos estão ai para quebrar essa escrita.
A Segunda fase começa na Quarta-feira dois de maio, os jogos de volta serão no dia nove do mesmo mês e o campeão só será conhecido em meados de Junho. Boa sorte aos 5 brasileiros que chegaram a essa fase.
* Até a Libertadores de 1999 o Campeão do ano anterior já entrava na Segunda fase.
2 comentários:
fala puyol!!
seja bem vindo
Fala puyol, que bom que você já está escrevendo por aqui. Bem vindo ao FuteblogBH
Postar um comentário