quinta-feira, 26 de julho de 2007

Como desrespeitar o torcedor?

Marketing do Cruzeiro "dá aula" sobre como tratar bem torcedores


O Cruzeiro anunciou essa semana mudanças no seu Cartão 5 Estrelas, programa de relacionamento com a torcida. Tais mudanças não agradaram em nada o torcedor cruzeirense.

Além de oferecer ingresso pela metade do preço, sem filas e com reserva antecipada, quem é sócio do Cartão 5 Estrelas ainda acumula pontos (estrelas) para trocar por produtos oficiais do clube na loja Cruzeiro Mania e outros benefícios, como por exemplo visitar a Toca da Raposa.

Anteriormente às mudanças, na compra do ingresso o sócio ganhava 12 estrelas para cada real investido no ingresso. Por exemplo, se o ingresso custa R$ 10,00, o torcedor 5 estrelas acumulava mais 120 estrelas. Essa pontuação foi extinta. Não se ganha mais pontos na compra de ingressos!

Nas compras na Cruzeiro Mania, cada R$ 1,00 em compras era convertido em 5 estrelas. Agora a pontuação na Loja está 1 para 1.

E pra finalizar, toda a tabela de produtos e benefícios teve seus valores alterados. Anteriormente, uma camisa oficial do Cruzeiro seria trocada por 5.500 pontos. Agora são necessários 8.300 pontos.

Para simplificar imagine rapidamente: antes das mudanças, o torcedor 5 estrelas acumulava pontos facilmente ao comprar ingressos, comprar na Cruzeiro Mania, pagar sua mensalidade, e, especulando por baixo, no final do ano o sócio conseguiria trocar tranquilamente seus pontos por duas camisas oficiais do clube. Mas agora fica improvável, para não dizer impossível, realizar essa troca em um curto espaço de tempo, já que não se acumula mais pontos tão facilmente e o número necessário aumentou drasticamente.

Fazendo contas rapidamente. O Cartão Ouro é o plano mais barato, R$ 18,00 mensais. A cada mensalidade paga (agora praticamente única fonte de pontos) ganha-se 216 estrelas. Por ano, acumulariam-se 2.592 pontos. Conclusão: para se chegar aos 8.300 pontos de uma camisa oficial, seriam gastos mais de 3 anos.

O departamento responsável pelo Cartão 5 Estrelas alega que contas foram feitas e o cartão estava sendo deficitário para o clube. "Números foram analisados - e a nececssidade de se achar um ponto de equilíbrio para o Cartão 5 Estrelas era necessário", diz Fabiano Ribeiro, responsável pelo Cartão 5 Estrelas, em resposta ao e-mail enviado para o Marketing do clube por esse que vos escreve.

Agora eu pergunto: e todas as vantagens e benefícios que atraíram a mim e mais de 7 mil cruzeirenses que já haviam aderido ao Cartão? Foi uma chamada e tanto para se ter o cartão, quantos benefícios. Agora simplesmente dizem que recalcularam e precisaram mudar. Mas segundo o Marketing, "o Cartão 5 Estrelas continua com várias vantagens". Ah sim, claro! Você vende um produto e passados alguns meses mais da metade do que te ofereceram é invalidado. Absurdo! Vergonha! E logo agora que o Cartão vinha crescendo, torcedores faziam propaganda boca-a-boca. Eu mesmo! Quantas vezes não falei com amigos na PUC sobre o Cartão? Agora se me perguntarem eu falo que NÃO VALE MAIS A PENA!

Você, leitor, pode estar se perguntando "mas será que o Fred cancelou o seu cartão então?". Não, não cancelei. AINDA. Primeiramente vou utilizar a minha pontuação para pegar uma camisa Retrô Azul, ainda com a tabela antiga, já que as mudanças ocorrerão no começo de Agosto. Depois disso, vou esperar as novidades que eles vão propor também em Agosto. Depois avalio o que fazer. Mas a possibilidade de cancelar é grande. E se isso não acontecer é por um motivo: minha mãe. Sim, minha mãe. Mas por que a mãe do Fred? Porque ela é torcedora fanática e presente tanto quanto eu, vamos a TODOS os jogos no Mineirão, isso quando eu não resolvo aparecer em Nova Lima, Sete Lagoas. E ela não é estudante, não tem ingresso pela metade do preço. Só por isso! Mas vim falar que é grande vantagem isso? Não, não é! Visto que tínhamos tantos outros benefícios, isso ficou pouco!

E tudo porque? Por IRRESPONSABILIDADE e INCOMPETÊNCIA das pessoas que gerem o Marketing do Cruzeiro Esporte Clube (foto: Antônio Claret, diretor de Marketing do Cruzeiro). Se o Cartão é realmente deficitário, essas contas deveriam ter sido feitas antes de seu lançamento!

Eu como estudante de Publicidade, fazendo projeto de conclusão de curso sobre marketing esportivo, tenho vários dados e informações sobre marketing de relacionamento, marketing esportivo com torcedores. E no futebol relacionamento é TUDO! (Aidar, 2002)

Taylor (1998) diz que o torcedor pode trocar de esposa, de cidade, mas JAMAIS de time. Ou seja, a relação clube-torcedor é uma relação emocional, na maioria das vezes de sofrimento, que pode ser convertida e explorada como relação comercial.

A força do futebol, o dinheiro do futebol vem do torcedor fiel, que lota os estádios, compra camisas, que assiste programas de televisão sobre esporte. É a partir desse cliente primário que vêm os outros clientes, ou seja, patrocinadores, tv, etc.

Ou seja, deixar de considerar a relação do torcedor faz com que a torcida perca força e intensidade, fazendo com que o futebol tenha seu valor de mercado reduzido!

Conclusão: tratar bem o torcedor, levar em conta seus desejos e necessidades e assim o atrair para perto do clube é a chave para trazer mais patrocínio, mais mídia, ou seja, mais dinheiro. Se o Cartão 5 Estrelas fosse levado a sério, atraísse mais torcedores, traria benefícios futuros ao clube. Mas o que percebe-se é um imediatismo do nosso marketing, sendo que nas grandes empresas o pensamento a curto prazo já é ultrapassado faz tempo!

Eu como torcedor e sócio do Cartão 5 Estrelas me vejo no direito de reclamar pelos meus direitos e pelos benefícios que me foram vendidos. Mandei e-mail para o Marketing do Cruzeiro com minhas reclamações e para vários órgãos da imprensa reportando toda a indignação da torcida perante tais mudanças. A comunidade do Cruzeiro no site de relacionamentos Orkut ferveu de tópicos sobre o assunto esta semana. A China Azul não pode ficar parada frente aos abusos da diretoria!

Peço desculpas pelas declarações pessoais feitas por mim nesse post. Não poderia de maneira alguma deixar de fora minha opinião como grande prejudicado pelas ações.

E como todo veículo de comunicação, por menor que seja, é obrigado a dar direito de resposta, o blog está aberto para qualquer membro do Marketing do Cruzeiro que por um acaso leia este post.

Para ler mais sobre o assunto, clique aqui e leia a matéria escrita por Bruno Furtado, no site Superesportes. O jornalista recebeu e-mails de torcedores (inclusive meu!) e conversou com o Marketing do Cruzeiro.

4 comentários:

Thiago de Castro disse...

mto bom o post fred..

claro q qm deve responder pelos atos do dpto de markweting eh o claret.. mas n duvide nada q ai tbm tem dedo de zeze perella, por exemplo

abraço

Guilherme disse...

O Departamento de Marketing do Cruzeiro alega que o torcedor 5 estrela ainda tem vários benefícios, e eles estão certos. Quem fizer o cartão agora, não tem o que reclamar. A questão é que inúmeros outros foram retirados do torcedor e isso não é justo. Eles não podem modificar um programa simplismente por terem feitos cálculos equivocados e minimizar os direitos do torcedor por erros que o próprio marketing cometeu. A mudança poderia caber, exclusivamente aos novos torcedores 5 estrelas, que conheceriam muito bem o produto que estariam comprando, e os torcedores antigos não "seriam enganados", pois continuariam com as mesmas vantagens.

Anônimo disse...

fizeram uma baita cagada

Fred Heitmann disse...

tico.. concordo com vc.. quem deveria vir ao publico falar é o claret.. mas parece que ele ta viajando...

e nao duvido nada msm que os perrellas tem algo dentro disso.. com certeza! seria ingenuidade pensar diferente!

e paquis... é exatamente isso que vc falou.. quem fizer o cartao agora ta ciente dos direitos que tem.. mas tirar os beneficios de quem fez a mais tempo é sacanagem!

abraço a todos!