quinta-feira, 21 de abril de 2011

Cruzeiro já caiu nas oitavas para time colombiano
 
Cuca terá a chance de eliminar seu algoz de 2004 - Crédito: Washington Alves/VIPCOMM

Após sete anos, o Cruzeiro enfrentará um time da Colômbia nas oitavas-de-final da Copa Libertadores, pela segunda vez na história. No entanto, o único confronto, até então, entre o clube celeste e um adversário daquele país, nesta mesma fase, não traz boas lembranças à equipe mineira.

Na Libertadores de 2004, o Cruzeiro caiu exatamente nas oitavas-de-final após perder, nos pênaltis, para um time da Colômbia. Naquele ano, a Raposa perdeu o jogo de ida, por 1 a 0, para o Deportivo Cali, no país vizinho, e venceu o jogo de volta, por 2 a 1, no Mineirão, levando a decisão para os pênaltis. O regulamento daquela época não considerava, como critério de desempate, os gols marcados como visitante e nas penalidades, o time colombiano venceu por 3 a 0.

No mesmo ano, o Once Caldas, que será o adversário do Cruzeiro nas oitavas-de-final da Libertadores 2011, eliminou o técnico Cuca da competição. Em 2004, o atual treinador do clube celeste comandava o São Paulo e caiu na semifinal após empatar, sem gols, no jogo de ida, no Morumbi, e perder, por 2 a 1, no estádio Palogrande, em Manizales-COL.

Naquela campanha, o time colombiano também superou o Santos de Robinho, Diego e Elano nas quartas-de-final e conquistou sua única taça da Libertadores batendo o Boca Juniors na final.

Vantagem celeste

Para tranquilizar os cruzeirenses, a Raposa tem uma ligeira vantagem contra adversários da Colômbia em confrontos válidos pela Copa Libertadores. Foram oito jogos, com quatro vitórias, um empate e três derrotas, aproveitamento de 54,16%. O clube celeste marcou 14 gols e sofreu nove.

Já com informações do site oficial do Cruzeiro, o clube mineiro enfrentou o Once Caldas em uma única oportunidade e venceu com uma chuva de gols. Jogando na cidade de Manizales, onde o adversário celeste costuma mandar suas partidas, a Raposa ganhou um amistoso entres as equipes, por 5 a 2, em 1994.

Confira, abaixo, todos os confrontos do Cruzeiro contra adversários colombianos na Libertadores:

1975 – Primeira fase

Deportivo Cali 1 x 0 Cruzeiro – Cali
Atlético Nacional 1 x 2 Cruzeiro – Medellín
Cruzeiro 2 x 3 Atlético Nacional – Belo Horizonte
Cruzeiro 2 x 1 Deportivo Cali – Belo Horizonte

2004 – Oitavas-de-final

Deportivo Cali 1 x 0 Cruzeiro – Cali
Cruzeiro 2 x 1 Deportivo Cali – Belo Horizonte
(0 x 3 na decisão por pênaltis)

2011 – Primeira fase

Deportes Tolima 0 x 0 Cruzeiro – Ibagué
Cruzeiro 6 x 1 Deportes Tolima – Sete Lagoas

Nenhum comentário: