Depois de passadas quatro rodadas do Brasileirão 2008, vamos aos fatos:
Invictos: Restam somente três equipes invictas na competição, são elas: o líder Cruzeiro e o vice-líder Flamengo (ambos com três vitórias e um empate) e o 7º colocado Atlético-MG (uma vitória e três empates).
Sem vitórias: Em contraponto, vamos às equipes que ainda não venceram, e são elas as quatro equipes da zona de rebaixamento: Goiás e São Paulo (3 empates e 1 derrota), Portuguesa (2 empates e 2 derrotas) e Fluminense (1 empate e 3 derrotas).
Análise da rodada: A quarta rodada possivelmente será a rodada com pior média de gols do campeonato, apenas 1,6 por partida. Foram 12 gols de mandantes e 4 de visitantes. Tivemos dois 0a0, envolvendo Figueirense x Goiás e Santos x São Paulo. Ao todo, 5 vitórias de mandantes (Vasco, Náutico, Ipatinga, Atlético-MG e Palmeiras), 1 vitória de visitante (Flamengo) e 4 empates.
Posições: Equipe que mais subiu posições: Atlético-MG, de 15º para 7º. Equipes que mais perderam: Vitória, de 6º para 12º e Botafogo, de 9º para 15º.
Melhor ataque, melhor defesa e melhor saldo: O Cruzeiro, além da liderança, detém o melhor ataque (8), a melhor defesa (1) e, conseqüentemente, o melhor saldo de gols (+7).
Segundo melhor ataque: O segundo melhor ataque (sete gols) são de: Náutico (3º lugar), Figueirense (11º) e Portuguesa (19º). O motivo para as duas últimas equipes aparecerem na vice-liderança dos gols marcados é o empate em 5a5 na primeira rodada (o time de Santa Catarina não marca gol há duas rodadas).
Segunda melhor defesa: Flamengo e Atlético, juntamente com o Grêmio, figuram com a segunda melhor defesa, dois gols sofridos.
Pior ataque: O pior ataque é o do lanterna Fluminense, com somente um gol (marcado por Dodô, contra o Sport).
Segundo pior ataque: Segundo pior ataque é do São Paulo, dois gols. Ambos marcados em empates por 1 a 1.
Pior defesa: A pior defesa é da Portuguesa. A Lusa, após empatar em 5a5 com o Figueirense, sofreu 3 do Vasco, 1 do Palmeiras e 2 do Atlético-MG.
Segunda pior defesa: A segunda pior defesa, em conseqüência da pior, é do Figueirense. Também tendo como grande motivo o fatídico 5a5 da primeira rodada, o Figueirense ainda sofreu 1 gol do Coritiba e 4 do Vitória.
Média de gols: Média de gols do campeonato: 2,2 por partida. 60 gols de mandantes, 28 gols de visitantes. Dos 40 jogos realizados, foram 20 vitórias de mandantes, 15 empates e 5 vitórias de visitantes. Placar mais freqüente? Empate por 1a1, com 9 aparições. Seguido pelo 2a0, com 7. Com 6, aparecem o 1a0 e o 2a1.