segunda-feira, 23 de junho de 2008

O eterno problema dos ingressos no Brasil

Filas e mais filas, horas de espera, falta de ingressos, cambistas... Isso tudo (infelizmente) já faz parte da cultura do futebol brasileiro. Recentemente estamos nos deparando com um novo absurdo que assola nosso futebol: ingressos falsificados.

O programa Fantástico, da Rede Globo, exibiu na noite de ontem - domingo, 22 de junho - uma matéria sobre um esquema de falsificação de ingressos que funcionava dentro do Estádio Couto Pereira, do Coritiba. Chocante o que foi mostrado, porém mais do que esperado em um país sem controle, onde a "Lei do Malandro" fala mais alto.

Enquanto torcedores ficam horas e horas na fila sem saber se conseguirão atingir seu objetivo, esses vagabundos ganham dinheiro em cima da maior paixão do brasileiro. Não culpo e muito menos julgo esses pobres infelizes que dorme pelas calçadas de porta de estádios e sedes de clubes, pois infelizmente também sou um deles. Ou melhor, já fui um deles. Me lembro bem da "final" do Brasileirão de 2003 entre Cruzeiro x Paysandu, onde fiquei um dia inteiro na fila para comprar ingresso e sai de mãos abanando. Minha sorte foi ter um vizinho que conseguiu mais ingressos e me repassou. Como não lembrar das 13 horas que fiquei na fila para assistir Brasil x Argentina, em 2004, quando todos meus amigos foram retirados da fila covardemente pela PM e eu só mantive meu lugar pois fiquei prensado contra a parede? Pois bem... hoje para assistir aos jogos do Cruzeiro tenho meu Cartão 5 Estrelas, onde tenho meu ingresso (quase sempre*) garantido, reservado anteriormente por telefone ou adquirido pela Internet. Esse ano, me recusei a dormir na fila pelo Brasil x Argentina, ainda bem. De última hora ganhei o ingresso de presente da minha sogra e pude assistir ao belo show do Skank.

A culpa de tudo isso não é apenas desses falsificadores de ingressos e dos cambistas. A culpa é da direção do nosso futebol, das polícias do nosso país. Todos fazem vista grossa aos problemas denunciados todos os dias. A presidência do Coritiba foi feliz em sua denúncia, mas não é perfeita como nenhum clube do Brasil é. É mais do que comum ver sujeitos anônimos entrando e saindo com bolos de ingressos dos locais de vendas, cambistas em portas de estádios, na frente da Polícia que nada faz.

É preciso urgentemente pensar mais no torcedor, que é o real e grande motivo da existência do futebol. Somos nós torcedores e amantes do futebol que sustentamos essa festa. Se não nós, quem mais lotaria o Mineirão, o Maracanã, o Morumbi, a Ilha do Retiro, o Beira-Rio nos finais de semana para assistir 22 jogadores correndo atrás de uma bola? Afinal das contas, quem vai a todos os jogos somos nós, míseros torcedores, e não os artistas de plantão, os famosos de 15 minutos, os políticos, dentre outros que são agraciados com luxuosos camarotes nos jogos da Seleção.

Fala-se muito da venda de ingressos pela Internet. Outra picaretagem, me desculpem pelo termo. O site Ingresso Fácil que venderia ingressos para Brasil x Argentina este ano, de nada funcionou. Durante todo o dia de venda esteve inacessível e quando finalmente consegui abri-lo, pude apenas visualizar uma pequena nota do dia anterior, confirmando a venda de ingressos para o dia seguinte. Deveria ser chamado Ingresso DIFÍCIL, como bem frisou alguns jornalistas esportivos de Minas Gerais.

É preciso respeitar o torcedor! É preciso dar suporte ao torcedor! Não tirem a única alegria de muitos brasileiros!

Tenho pena dos pobres torcedores do Fluminense que ficarão sem ver o jogo mais importante da história de seu time...

Parafraseando Lédio Carmona, comentarista da Sportv: "e, pior, o torcedor segue forte. Leva um tapa e oferece o outro lado da face. Isso sim é amor."



(*) O "quase sempre" se deve ao seguinte fato: a turma do Cartão 5 Estrelas, muito útil, mas longe de ser perfeito, costuma pisar na bola. Se o jogo do Cruzeiro é sábado, o torcedor 5 Estrelas só pode retirar seu ingresso reservado por telefone na quinta ou na sexta. No sábado, não. O torcedor comum pode adquirir seu ingresso aos sábados até as 14h. Estranho, pois o torcedor 5 estrelas deveria ter mais benefícios que o torcedor comum, não? Aí vem alguém e diz: "mas você pode comprar pela Internet, pelo celular..." Mas e se eu não quiser comprar pela Internet ou pelo celular, já que tenho que pagar uma pequena taxa a mais sobre o valor do ingresso? Eu quero retirar meu ingresso reservado por telefone na Loja, mas no sábado, dia que não trabalho e tenho tempo disponível, diferente de uma quinta ou sexta-feira até 6 ou 7 horas da noite. Ok, não teve jeito. Então vou mesmo comprar pela Internet no sábado. Ops, não deu também. Mas por que? Porque pelo site consta que meu ingresso já foi adquirido anteriormente, já que fiz a reserva pelo telefone. Mas não deveria ter um controle de quem realmente retirou ou não seu ingresso pessoalmente, para poder liberá-lo na Internet? Pois é, são coisas que acontecem no futebol...

Nenhum comentário: