quinta-feira, 26 de junho de 2008

Desafio de Dunga

O técnico Dunga terá a obrigação de vencer o torneio de futebol das Olimpíadas se quiser permanecer à frente da Seleção Brasileira. Fontes ligadas à CBF revelam que o presidente Ricardo Teixeira começou a ficar insatisfeito e possivelmente inseguro com o trabalho do capitão do tetra e deu a última chance para ele poder refazer sua imagem.

A situação de Dunga se assemelha à que enfrentou Vanderlei Luxemburgo em 2000. Naquela época, o Brasil também passava por maus momentos nas eliminatórias, muito criticada pela goleada sofrida pelo Chile por 3 a 0 em Santiago e o técnico teve a chance de salvar seu emprego nas Olimpíadas de Sidney. Porém, o fracasso brasileiro na Austrália e problemas pessoais foram suficientes para Luxemburgo ser demitido.

Agora, Dunga tem uma seleção forte, com jogadores já experientes e renomados para tentar vencer a Olimpíada. Alexandre Pato, Lucas e Anderson lideram o forte time que buscará o inédito título para o futebol brasileiro. Entretanto, a pressão ocasionada pelos maus resultados contra Paraguai e Argentina e a própria cobrança pelo título inédito podem dificultar o caminho de Dunga.

Ronaldinho Gaúcho foi convocado para as Olimpíadas. O craque, eleito melhor jogador do mundo em 2005 e 2006, está teoricamente sem clube, pois o técnico do Barcelona, Josep Guardiola assegurou que não pretende contar com o brasileiro para a próxima temporada. O seu destino deve ser o futebol inglês, já que Manchester City e Chelsea demonstraram interesse por ele.

Os jogos olímpicos serão cruciais para Ronaldinho Gaúcho recuperar o bom futebol e para Dunga resgatar o prestígio na seleção. Caso o Brasil conquiste o ouro olímpico, o craque pode novamente retomar a camisa 10 do time e o treinador terá mais segurança para o difícil jogo nas eliminatórias contra o Chile em setembro.

Nenhum comentário: