segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Obina melhor que Tardelli?!

Obina, o "iluminado"

A comparação entre os atacantes do Atlético-MG surge depois que o “iluminado” Obina marcou o gol da vitória do Galo por 1 a 0, sobre o Grêmio Prudente, na rodada passada do Brasileirão, alcançando a marca de cinco gols nos três últimos jogos que disputou.

Em toda a temporada 2010, Obina tem uma média de 0,9 gols por partida e média de 0,75 gols em jogos só do Campeonato Brasileiro. Já Diego Tardelli, tem média de 0,54 gols na temporada e 0,375 no Brasileiro.

O aproveitamento de pontos do baiano também é melhor. Dos jogos oficiais que Obina participou, o Galo conquistou 60% dos pontos que disputou ao longo do ano e 50% no Brasileirão. Enquanto que, com Tardelli em campo, o clube mineiro obteve um aproveitamento de 49,5% dos pontos na temporada e 29,16% no campeonato nacional.

A vantagem de Obina pode ser explicada pelo fato do camisa 27 atuar mais dentro da área e perto do gol adversário, como jogava o próprio Tardelli no ano passado, quando se tornou artilheiro da temporada 2009 com 39 gols e do Brasileirão daquele ano, ao lado de Adriano do Flamengo, com 19 tentos, sob o comando de Celso Roth. Com Luxemburgo, o camisa 9 costuma se movimentar mais durante as partidas.

Está certo que desses cinco gols de Obina, nas três últimas partidas, quatro foram de pênalti. Mas desses quatro, três penalidades foram sofridas pelo próprio Obina.

No melhor momento do Galo no campeonato – já que o time jamais havia permanecido dois jogos seguidos sem perder – Obina é protagonista e o clube alvinegro tem (mais uma vez) a chance de sair da zona de rebaixamento, após 12 rodadas consecutivas, 13 no total.

Nenhum comentário: