quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Conmebol "tira" o doce do Botafogo

Normalmente era G4. Este ano, o grupo de times brasileiros classificados para a Libertadores, pelo principal campeonato nacional, chegou a se chamar G6, devido a presença de Santos – campeão da Copa do Brasil – e Internacional – campeão da Libertadores –, com vagas já garantidas, terem ficado no topo da tabela. Agora, já é G3.

A mudança foi explicada pela Conmebol. Uma vez que o campeão da Copa Sul-Americana também fará jus a disputar a principal competição do continente no ano seguinte, o título da Libertadores não concederá mais uma vaga extra ao respectivo país da equipe campeã.

Com isso, o Botafogo, atual 4º colocado no Brasileirão seria, hoje, o “prejudicado” e ficaria fora da sua quarta Libertadores, 15 anos depois de disputar o maior torneio de futebol sulamericano pela última vez.

A CBF diz que vai tentar, junto a Conmebol, manter as quatro vagas do Campeonato Brasileiro para a Libertadores. Mas caso a entidade máxima do futebol na América do Sul mantenha a sua posição, essa não seria a primeira vez que o clube da estrela solitária teria seu doce “tomado”.

Campeão da Taça Brasil de 1968, o alvinegro carioca não disputou a Libertadores de 1969, porque o Brasil, assim como a Argentina, não inscreveram seus representantes naquela edição, por não concordarem com alguns pontos das normas da competição. Por problemas no calendário, a Taça Brasil de 1968 só terminou em 1969, após o início da Libertadores e a CBD – precursora da atual CBF – decidiu por indicar os clubes do Torneio Roberto Gomes Pedrosa, o “Robertão”, porém eles desistiram de participar.

Em tempo, o Estudiantes-ARG, campeão da Libertadores de 1969, entrou já na fase semifinal, por ter vencido a competição no ano anterior.

Confira, no quadro abaixo, um breve histórico do Botafogo na Libertadores:

Nenhum comentário: