segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Minas Gerais não faz bem ao Cruzeiro

Foto: Eugênio Moraes / Viagens dão mais sorte ao Cruzeiro
O Cruzeiro ainda não encontrou a sua casa. Aquele lugar onde o clube possa fazer valer a força de sua torcida e cozinhar os adversários. Com o terceiro pior aproveitamento como mandante, em sete rodadas o time celeste já jogou em Belo Horizonte, Sete Lagoas e Ipatinga, e conquistou apenas duas vitórias, além de ter o pior ataque.

A invencibilidade do Cruzeiro, dentro de casa, só caiu na última rodada, após a sétima partida da equipe como mandante, quando perdeu por 1 a 0 para o Vitória. Mesmo assim, o clube mineiro é o terceiro pior mandante, com apenas 47,6% de aproveitamento, que corresponde a duas vitórias, quatro empates e uma derrota.

O Cruzeiro também não sabe aproveitar o fator casa para balançar as redes adversárias, tendo o pior ataque como mandante. Ao lado do Goiás, o time de Cuca marcou apenas seis gols diante de sua torcida.

Antes do Mineirão ser fechado para as obras da Copa do Mundo de 2014, o Cruzeiro disputou três jogos no estádio, mas só venceu um, contra o Botafogo, pelo placar mínimo, 1 a 0, e empatou com o Avaí, 2 a 2, e sem gols com o Santos.

Nas três partidas seguintes, quando mandou seus jogos na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, o desempenho foi exatamente o mesmo. A equipe mineira venceu apenas uma vez, 1 a 0 contra o Goiás e empatou por 2 a 2 com o Grêmio e 0 a 0 com o Grêmio Prudente. No Ipatingão, a primeira derrota, 1 a 0 para o Vitória.

Por outro lado, os jogos fora de Minas Gerais compensam o mau desempenho como mandante. O time azul conquistou 45,8% dos pontos disputados como visitante, o quarto melhor aproveitamento no campeonato. O Cruzeiro também aparece na quarta posição, com 10 gols feitos fora de casa, ao lado de Internacional e Corinthians.

De consolo para a torcida, fica a lembrança da divergência do desempenho do time, dentro e fora de casa, no Brasileiro do ano passado. Em 2009, o Cruzeiro terminou a competição na 15ª colocação como mandante e foi o melhor visitante, o que lhe garantiu a última vaga para a Libertadores.

Nenhum comentário: