Mano aposta no entrosamento dos meninos da Vila
e no equilíbrio do 4-2-3-1
e no equilíbrio do 4-2-3-1
A formação que Mano Menezes deve levar à campo logo mais, na sua estreia como treinador da Seleção, no amistoso contra os Estados Unidos, às 21h11, em Nova Jersey, no estádio New Meadowlands, é bem parecida com aquela arriscada pelo FUTEBLOGBH – A primeira lista de Mano –, há duas semanas, quando o treinador divulgou sua lista de convocados.
As duas únicas diferenças no time titular seriam as entradas de David Luiz e Neymar, nos lugares de Réver e Diego Tardelli, respectivamente. Com isso, Pato deve jogar mais à frente e a “Joia” santista pelo flanco esquerdo, tendo Ganso centralizado e Robinho pela direita – mantendo a formação do trio que se destacou nos títulos Paulista e da Copa do Brasil.
Pelo pouco tempo disponível que o técnico da seleção tem para treinar sua equipe, é justamente o entrosamento de Ganso, Robinho e Neymar que justificaria o último entre os titulares. Pela maior experiência, o atacante do Galo merecia uma chance. Neymar precisa se amadurecer mais, mas será interessante ver seu comportamento dentro de campo logo de cara. David Luiz é boa opção para formar dupla com Thiago Silva, assim como também seria Henrique.
Ao contrário do 4-3-3 que está sendo divulgado, mesmo com as duas mudanças, o esquema 4-2-3-1, preferido de Mano e que ganhou maior repercussão na Copa do Mundo da África do Sul, prevalece. Porque, como o Corinthians de 2009 – do próprio Mano – e o Santos 2010 de Dorival Júnior, os dois atacantes posicionados nos flancos têm a função de recompor o meio-campo e ajudar na marcação, quando o time não tiver a bola.
Aliado ao fato dos esquemas semelhantes, que se confunde com três jogadores de características exclusivas de ataque, a presença de dois volantes que sabem sair jogando apresenta a ideia de uma formação bem ofensiva, o que não deixa de ser verdade. Porém, o que deve ser observado é o equilíbrio existente neste esquema – o que todos treinadores primam para as suas equipes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário