O Brasil em finais de Libertadores
Das últimas seis edições da Copa Libertadores, incluindo a de 2010, todas tiveram, ao menos, um representante do futebol brasileiro na final. Ao todo foram 51 edições do principal torneio sulamericano e esta será a 27ª final com a presença de um time do Brasil – em 13, das outras 26 finais, o título foi verde e amarelo.
A Argentina é o país que mais vezes classificou um de seus clubes para a final. Foram 31 vezes no total, conquistando o título em 22 oportunidades. Mas o Brasil é o único país que assistiu a uma final caseira. E foram duas: São Paulo x Atlético-PR (2005) e Internacional x São Paulo (2006).
Sete. Esta foi a maior sequência de finais sem a presença de um clube brasileiro. Durou de 1985 até 1991, desde que o Grêmio foi vice-campeão em 1984, perdendo o título para o Independiente (ARG), até a primeira conquista do São Paulo, em 1992, sobre o Newell’s Old Boys (ARG).
O São Paulo é o clube brasileiro que mais vezes decidiu uma final, foram seis no total. Cruzeiro, Grêmio e Palmeiras estão em segundo, com quatro finais. Santos e Inter seguem na cola, com três. O Tricolor paulista, maior campeão entre os times do Brasil, também é o maior vice, ao lado do rival Palmeiras. Ambos perderam o título em três oportunidades. Cruzeiro e Grêmio aparecem na sequência, com dois vice-campeonatos.
Os cariocas Flamengo e Vasco são os únicos brasileiros com 100% de aproveitamento em finais de Libertadores: uma decisão e um título.
Dos 11 clubes brasileiros que já decidiram uma final, apenas três jamais conquistaram o título: Atlético-PR, Fluminense e São Caetano. O São Paulo, com três troféus, é o maior campeão dentro do Brasil, seguido por Cruzeiro, Grêmio e Santos, com dois. Flamengo, Inter – que pode ser bi na próxima semana –, Vasco e Palmeiras levantaram a taça uma vez.
Nenhum comentário:
Postar um comentário