domingo, 10 de junho de 2007

A paixão virou negócio

A Seleção (dos empresários) Brasileira

Hoje, visitando o blog do Juca Kfouri, me deparei com um post que acerta em cheio minha opinião sobre a nossa atual Seleção Brasileira. Sempre achei que com o Dunga "no comando" a CBF mostra cada vez mais descaradamente que a nossa equipe nacional não passa de um joguinho de empresários. Isso faz com que a maioria dos brasileiros percam o entusiasmo com a Seleção e os jogadores, que deveriam ser os maiores interessados, vez ou outra peçam pela não-convocação.

Vejam na íntegra o que peguei do Blog do Juca (http://blogdojuca.blog.uol.com.br).

O próprio Juca usou o post de outro blog, do Paulinho, cuja referência vem logo abaixo do texto.

A lista - uma vergonha

Era uma vez uma Seleção Brasileira que encantava e emocionava o povo com exibições mágicas, demonstrações explicitas de amor a camisa e patriotismo.

Era um tempo em que os atletas para merecerem o direito de vestir aquela sagrada camisa, seja ela a amarela, a azul ou até mesmo a fatídica branca, da copa de 1950, suavam sangue em seus respectivos clubes e, quando lembrados na convocação, reagiam como se fosse o maior prêmio que um ser humano poderia receber em sua vida.

A antiga CBD, que hoje é a nefasta CBF, nunca foi a mais transparente das entidades, claro que existiam convocações que sofriam pressões de federações, imprensa e até de torcedores, mas invariavelmente os convocados estavam entre os que apresentavam o melhor futebol no momento.

Os jogadores nunca foram os reais donos de seus respectivos narizes, sempre sofreram com a opressão à que a lei do passe os imputava, mas mesmo assim, quando convocados, serviam a seleção com o imenso prazer de estar ali.

Hoje, caros internautas, o quadro é bem diferente.

Os critérios técnicos, o fato de um jogador ser o melhor no momento, não é mais o fator principal que motiva a sua convocação.

A CBF prostituiu a Seleção Brasileira, e como tal ela vem sendo tratada por jogadores, clubes e principalmente pelos empresários da bola.

O treinador da seleção é escolhido por ter o perfil de conivência que a entidade precisa para que tude caminhe de acordo com os interesses que regem a entidade.

Os empresários influenciam diretamente na convocação de jogadores e utilizam um patrimonio do povo, que é a Seleção, como vitrine para que possam expor suas mercadorias (os jogadores), nem sempre de boa qualidade.

Os atletas, que obviamente conhecem todo o processo, não sentem mais a motivação de outrora porque sabem que tudo não passa de um balcão de negocios.

E o torcedor, pouco a pouco, vai se desapaixonando por uma equipe que já foi orgulho nacional, como um amor que vai se desgastando, que não suporta mais tanta ingratidão.

Por isso resolvi publicar a verdadeira lista de convocados para a Copa América.

Na lista vocês encontrarão o nome do jogador convocado, a equipe pela qual atuam, e o principal, o nome de seus respectivos empresários, que são, na verdade, seus verdadeiros donos.

Alguns deles com enorme influência na convocação de seus jogadores, como o empresário, Paulo Tonietto, que segundo apurei, é dono de quase todos os jogadores do Juventude, é o atual empresário de Naldo e Fernando, ambos com passagem pela equipe gaucha, e possui estreito relacionamento com o Barão de Munchausen, dono da entidade que rege o futebol brasileiro.

Descobri também que Tonietto e sua família são amigos pessoais do treinador da Seleção Dunga, que costuma, por vezes, até a pernoitar em sua residência.

Outro fato que me causou espanto foi descobrir que o jogador Gilberto Silva possui uma agência que empresaria jogadores, a GS Sports, embora o seu empresário, "oficialmente", seja Angelo Pimentel.

Bem vamos a lista completa de jogadores que foram para a vitrine.(entre parenteses estão os nomes de seus respectivos empresários).

Goleiros

Doni (goleiro) - Roma (Mario Mele)

Helton (goleiro) - Porto (Flavio Dias)

Laterais

Maicon - Internazionale ( Mario Rossi)

Daniel Alves - Sevilla ( José Rodrigues Baster)

Kleber - Santos ( Jordão dos Santos Correa - Pai)

Gilberto - Hertha Berlim ( Marcio Bittencourt)

Zagueiros

Alex Silva - São Paulo ( Juan Figger)

Alex - PSV ( Juan Figger)

Juan - Bayer Leverkusen ( Gilmar Rinaldi)

Naldo - Werder Bremen (Paulo Tonietto)

Meio-campistas

Gilberto Silva - Arsenal (Angelo Pimentel)

Josué - São Paulo (Omar Vasconcelos)

Fernando - Bordeaux ( Paulo Tonietto)

Mineiro - Hertha Berlim ( Oliveira Junior)

Anderson - Porto ( Carlos Leite)

Diego - Werder Bremen ( Djair Cunha - Pai)

Elano - Shakhtar Donetsk ( José Massih)

Zé Roberto - Santos ( Juan Figger)

Atacantes

Afonso - Heerenveen ( Roberto Tiburcio)

Fred - Lyon ( Rodrigo Chaves - irmão)

Robinho - Real Madrid ( Wagner Ribeiro)

Vagner Love - CSKA Moscou ( Dionísio Castro)

Agora a lista foi apresentada de maneira correta.

http://oblogdopaulinho.zip.net

Um comentário:

Anônimo disse...

O PICARETA DO ANGELO PIMENTEL FOI ESPURGADO PELO GILBERTO SILVA.....MOTIVO....GILBERTO FOI SURRUPIADO PELO ATUAL SÓCIO DE WANDERLEI LUXEMBURGO,DIGA-SE ANGELO PIMENTEL UM DOS MAIORES PICARETAS DE MINAS GERAIS.