Apatia cruzeirense: de quem é a culpa?
Em três jogos, o time celeste conquistou apenas 1 ponto de 9 possíveis e amarga a zona de rebaixamento do Brasileirão
O maior problema da equipe do Cruzeiro, é sua defesa, que é horrível! Como um time da grandesa cruzeirense pode avançar e dar a volta por cima em um campeonato longo como é o Campeonato Brasileiro, se ao dar um passo à frente, dá dois para trás? No caso do último jogo, em casa, contra o Paraná, três passos à frente e quatro para trás. Desde a saída de Edu Dracena, no ano passado, que o sistema defensivo do time celeste caminha regularmente em um nível abaixo da crítica. Em três jogos, tomou 9 gols, média de 3 por confronto. Culpa da diretoria, que afirmava ter um boa defesa e que apostava muito nos jogadores da base: Luisão, Gladstone e Thiago Heleno, além do veterano André Luiz, e por isso não seria necessário reforçar o setor neste ano. Coincidentemente ou não, as três dispensas ocorridas na semana passada foram de jogadores da defesa.
É óbvio que um time que conquistou apenas 1 ponto em 9 possíveis, tem vários outros problemas que precisam ser corrigidos. Araújo é um deles. Após ser artilheiro no futebol japonês, resolveu ser o artilheiro de todas as competições no Brasil também. O fato é que o futebol do Japão é totalmente diferente do brasileiro. Fazer gols lá é uma coisa, e em times de 3ª ou nenhuma divisão aqui no Brasil também, - Araújo foi artilheiro do Campeonato Mineiro 2007 - fazer gols em times grandes e em jogos decisivos, é outra. Há um mês o atacante não balança as redes adversárias. Não estou questionando isso, ou alguém se lembra dos gols de Araújo quando ele defendia de forma espetacular o Goiás? Ele ficou conhecido no clube esmeraldino, não pelos gols que fazia, mas pelo "garçom" que era. No Cruzeiro, ele não faz nem um, nem outro, é um eterno "fominha." A estrelinha do 'Camisa 7' está precisando tomar um chá-de-banco!
Lauro não merece vestir a camisa de titular do Cuzeiro. Até que ele assumisse a posição, a culpa de todas as derrotas caía nas costas de Fábio. Hoje, vê-se que eram injustas. Não digo que agora a culpa seja de Lauro, até porque, como disse anteriormente, com uma defesa dessas, não há goleiro que se salve. Mas Lauro não é jogador para o Cruzeiro. A solução pode estar no banco de reservas do time, seria interessante que o treinador apostasse no jovem arqueiro Gatti.
Quanto ao técnico, Dorival Júnior, ele já começa a se balançar no cargo. Mesmo que Zezé Perrella tenha dito que troca todo o time, mas não troca o treinador, o próprio vice-presidente também já falou sobre a dificuldade de encontar jogadores no mercado e assim como ele mesmo costuma dizer, "treinador vive de resultados" e resultado é justamente aquilo que Dorival não tem - em 3 partidas, foram 1 empate e 2 derrotas. Não jogo a culpa dos maus resultados em Dorival Júnior, ainda. Como venho frisar, ele não tem culpa da defesa que tem. Espero mais atitude dele nos próximos jogos, barre Araújo e mantenha o meio-campo do jogo de hoje: Paulinho, Ricadinho, Charles e Leandro Domingues. O meio-de-campo é o setor mais importante de uma equipe, e esse último não está mal. No máximo, pode trocar Ricardinho por Léo Silva. Muitas variações de uma partida para outra, de jogadores que atuam, principalmente, no meio, fazem o time perder muito o entrosamento entre os jogadores. Além do mais, o treinador cruzeirense precisa avaliar melhor antes de fazer as substituições durante o jogo, para não queimá-las.
SalvaçãoO jovem talento Guilherme é só uma aposta, mas que já vem se tornando uma realidade. Junto com Paulinho Dias, é um dos poucos que vem se salvando nesses desastres azuis. Não apenas marca gols, como também dá belas assistências, Rômulo que agradeça.