quinta-feira, 31 de maio de 2007

Grêmio sai na frente

Com um show da defesa, o Grêmio abre uma boa vantagem na Libertadores
Tcheco e Kleber em disputa de bola
(Fonte: globo.com)

Com uma marcação impecável, principalmente no segundo tempo, o Grêmio conseguiu um bom resultado contra o apático Santos dentro do Estádio Olímpico em Porto Alegre diante de 46 mil pessoas. Contando com gols de Carlos Eduardo e Tcheco, ambos no primeiro tempo, o time do sul conseguiu levar para a segunda partida uma boa vantagem, podendo perder por até um gol de diferença em Santos.
O Grêmio agora está a 11 partidas sem perder no seu estádio, ou simplesmente pouco mais de dois meses e tirou uma invencibilidade de 12 jogos da equipe da Baixada. Além disso, na Libertadores, a equipe de Mano Menezes ainda não levou nenhum gol dentro de casa. Com isso, tanto Santos quanto Grêmio perseguem o tri campeonato da competição para se igualar ao São Paulo.

Grêmio abafou o peixe

O Santos começou bem a partida, mas foi parado pela forte e maciça defesa do Grêmio que apostou nos contra-ataques. Aos 34 minutos o ataque do tricolor surtiu efeito e Diego Souza conseguiu um pênalti feito por Ávalos. Tcheco conferiu e abriu o placar. Logo três minutos depois, Carlos Eduardo aproveitou uma falha bisonha do zagueiro e bateu na saída do goleiro santista Fábio Costa.
No segundo tempo, sem o habilidoso Tcheco, o Grêmio continuou sua forte marcação e anulou completamente o ataque do peixe que teve apenas quatro finalizações na partida inteira. Luxemburgo reconheceu a superioridade do adversário e disse que seu time tem condições de virar na Baixada. “A equipe do Grêmio foi gentil com a equipe do Santos por não ter feito mais gols. (...) Eles poderiam ter saído com a classificação daqui.” Mano Menezes também reconheceu que seu time foi melhor e vai buscar a classificação no próximo jogo. “Mesmo jogando mal contra o Defensor no Uruguai sabemos que temos condição de jogar bem fora de casa e vamos tentar fazer isso lá (em Santos)”

Dados do jogo

Gols: Tcheco, aos 34 minutos do primeiro tempo;
Carlos Eduardo, aos 37 minutos do primeiro tempo.
Cartões amarelos: Ávalos e Rodrigo Tabata (Santos), Patrício, Tuta e Sandro Goiano (Grêmio)
Árbitro: Sergio Pezzotta (Argentina)
Auxiliares: Rodolfo Otero (Argentina) e Juan Carlos Rebollo (Argentina)
Data: 30/05/2007
Estádio: Olímpico, Porto Alegre(RS)
Público: 46.123
Renda: R$1.115.850,00

quarta-feira, 30 de maio de 2007

De olho nele!

Vilar é mais um bom goleiro atleticano

Os italianos da Lazio estão atrás do Diego do Atlético-MG. Caso siga o rumo de revelar bons goleiros, o Galo não precisa se preocupar; depois do bom goleiro Bruno, o gol atleticano está sendo muito bem servido por Diego, e tudo indica que Édson será seu sucessor. Mas o que ninguém fala é sobre Vilar (foto), outro goleiro que pertence ao Atlético; este porém, vem defendendo um clube da Série B.

Vilar está no CRB de Alagoas e sonha com a elite do futebol brasileiro. Os alagoanos ocupam a 9ª posição da Série B do Brasileirão e vivem altos e baixos na competição. Na estréia o CRB venceu o Santo André por 3 a 1, jogando em Santo André. Porém, foram duas derrotas na seqüencia; 2x1 para Fortaleza e 4x1 para o Santa Cruz. A volta por cima veio contra a Ponte Preta, vitória de 1x0 que tirou a Macaca da liderança da Série B.

O goleiro Vilar acredita que o CRB tem condições de estar entre os quatro primeiros do campeonato, conquistando a vaga para a Primeira Divisão.

- Espero que a gente possa fazer um bom campeonato. Sabemos da dificuldade de uma Série B. O CRB tem uma equipe muito jovem, mas consciente dos objetivos. Nosso pensamento é de fazer o possível para ajudar o time a conquistar uma vaga na Série A.

O jogador acredita que o pensamento não pode estar apenas voltado para o título, já que o mais importante seria a classificação para a Série A, ou seja, ficar entre os quatro primeiros colocados. Assim, o trabalho deve ser feito em etapas, dando um passo de cada vez.

Vilar credita a irregularidade do CRB aos pequenos erros, passíveis de correção do trabalho diário.

- Verdade. Infelizmente não conseguimos manter uma regularidade no início do campeonato. Estamos jogando bem, tendo um volume de jogo muitas vezes maior que os nossos adversários, mas estamos pecando em detalhes. Mas nos treinamentos, tenho certeza que isso será resolvido.


Ricardo Kaschensky Vilar foi revelado pelo Coritiba, onde ficou de 1996 até 2006. Teve passagem pela Portuguesa Santista (SP) em 2006 e em 2007 participou da ótima campanha do Democrata de Governador Valadares (MG) no Campeonato Mineiro, chegando às semi-finais.

O goleiro de 1,88m e 81 kg foi contratado pelo Atlético-MG, repassado para o Democrata e agora está emprestado ao CRB. Defende o clube alagoano desde Abril deste ano e fica por lá até o final deste ano.





Agradecimento especial ao assessor de imprensa Flávio Brunelli, da OnMídia, pelas informações e fotos cedidas e pelo prestígio dado ao nosso blog.


Ryan Giggs se despede da seleção de País de Gales


Nascido Ryan Joseph Wilson em 29 de novembro de 1973 em Cardiff no País de Gales, conhecido como Ryan Giggs. Jogador do Manchester United, atuando no clube desde 1990, entrando em campo 504 e balançando as redes 98 vezes e pela seleção do País de Gales atuando entre 1991 e 2007 em 63 jogos e marcando 12 vezes, Giggs afirmou nessa quarta-feira que irá se aposentar da seleção nacional neste sábado, quando os galeses entram em campo contra a República Tcheca pelas eliminatórias da Eurocopa 2008.

Ryan Giggs de 33 anos deixará saudades na seleção galesa na qual foi capitão por 16 anos. Disparado o melhor jogador do seu país, por diversas vezes pode-se ouvir algum comentário do tipo: “Tem jogadores que nasceram no país errado, um deles é Ryan Giggs”. Ryan Giggs pode até ter algo errado geograficamente, mas é perfeito quando se trata de futebol.

Talvez ele não seja o jogador mais completo, a idade talvez pese mais do que alguns anos atrás, mas Giggs dentro de campo sempre foi lutador, sua visão de jogo que se mantém apurada até hoje, os toques refinados – é verdade uma ou outra vez não sai perfeito – os gols salvadores, sua presença em campo, o peso de estar ali e não é um peso morto como muito jogador de pouca idade. Definitivamente Ryan Giggs vai fazer falta a uma já fraca seleção galesa.

Boa sorte Giggs, ainda torcemos por sua carreira no Manchester United!

Contato do Blog


Agora o Futeblogbh tem um e-mail próprio.

O nosso leitor pode enviar matérias, comentários, releases e tudo mais!

Anotem aí: 13sports@gmail.com

Manchester United abre os cofres

O campeão inglês da temporada 2006/2007, Manchester United, resolveu abrir os cofres para contratar duas estrelas progídias do campeonato português. São eles, o meio-campo brasileiro Anderson, proveniente do Porto, e o ponta Nani, proveniente do Sporting.

O ex-ídolo do Gremio vai custar ao Manchester United 25 milhões de Euros, um ano e meio depois de o Porto ter pago 5,5 milhões de Euros ao clube gaúcho. Já o português Luís Carlos Almeida da Cunha, o Nani, custará 20 milhões de Euros.

Dois jovens progídios também revelados por Gremio e Sporting são, hoje, duas das maiores estrelas mundiais; Ronaldinho Gaúcho, do Barcelona e Cristiano Ronaldo, do próprio Manchester United.

Outra contratação já confirmada dos Reds Devils para a próxima temporada é a do meio-campo inglês Owen Hargreaves, proveniente do Bayern de Munique.


Porto enfraquecido?

Além de perder Anderson, pode ser que o bi-campeão português, Porto, perca outro brasileiro. É o zagueiro Pepe, que interessa à Juventus de Turim, campeã da Série B italiana.

Futebol: Um pouquinho abaixo do Everest



A FIFA, entidade maior dentro do futebol, adotou o veto a jogos em locais acima da altitude de 2500 metros. O Argumento utilizado pela Federação é de que a altitude provoca uma queda de rendimento no desempenho dos atletas. As reclamações de clubes perante o órgão máximo do futebol e um vídeo enviado pelo Clube de Regatas Flamengo mostrando a dificuldade dos seus jogadores atuando em Potosí, pela primeira fase da Copa Libertadores contribuíram com a decisão tomada pela FIFA.
A decisão da FIFA já surtiu reflexos na América Latina, o presidente boliviano Evo Morales revoltou-se com a posição adotada e prometeu levar uma delegação a Zurique na Suíça onde fica a sede da FIFA com o intuito de que a FIFA volte atrás com a sua decisão. A Bolívia seria um dos principais afetados pela decisão, além do estádio em Potosí que se encontra a 3.976m de altitude outros ficariam irregulares, seriam eles: Cochabamaba (2.558), LA Paz (3.577), Ouro (3.702) e Sucre (2790).
A decisão da FIFA ainda deve dar muito pano para manga, os clubes que atuam em locais com a altitude acima da permitida pela FIFA devem alegar que é uma injustiça saírem de casa para atuar, outros dirão que se os seus jogadores conseguem correr 90 minutos por que outros não conseguiriam? O fato é que altitudes elevadas tornam o ambiente incondicional a atletas de países com uma geografia com maior benefícios (ou não) a prática de esportes e até que a FIFA diga o contrário, as novas normas devem ser acatadas no mundo inteiro.

Notas européias

Bayern fecha com Toni e Lyon já tem novo técnico

O Bayern de Munique anunciou nessa quarta-feira a contratação do atacante Luca Toni, campeão do mundo pela Itália ano passado. Os alemães pagaram 11 milhões de euros pelo italiano, firmando um contrato de quatro temporadas de duração. Toni passa a ter o maior salário do elenco do Bayern.

E o Lyon já tem novo técnico. O clube francês acertou com Alain Pérrin, ex-treinador do Sochaux, que chega para assumir o lugar de Gérard Houllier. Acabam-se assim as especulações que giravam em torno dos nomes de Marcelo Lippi e Didier Deschamps.

terça-feira, 29 de maio de 2007

Cadê a grana do petróleo?

Árabes não cumprem combinados e perdem 2 jogadores


O meia Wágner está com as malas prontas para voltar ao Cruzeiro. Os árabes do Al Ittihad desistiram de pagar o que deviam ao clube mineiro. Wágner marcou 6 gols pelo time da Arábia Saudita.

De outro lado, quem nem mesmo chegou a ir para a Arábia é Luis Figo. O português desistiu de ir para o Al Ittihad, afirmando que os árabes não cumpriram acordos definidos no contrato pré-assinado entre ambas as partes. Figo iria para o clube em julho, após terminar seu contrato com a Inter de Milão em 30 de junho.

Figo entrará com uma reclamação na FIFA contra os árabes.

Alguém aí sabe quanto está o preço do barril de petróleo? Pelo visto os árabes estão sem dinheiro ou estão com o escorpião no bolso.

Rivaldo troca Olympiacos por rival

Brasileiro irá defender o AEK, de Atenas


O pentacampeão Rivaldo, de 35 anos, assinou contrato com o AEK da Grécia, rival do Olympiacos que defendeu durante 3 anos.

O contrato vai até 2009, e o brasileiro irá ganhar 1,3 milhões de euros por ano, podendo ter a quantia aumentada para 2 milhões no decorrer desse período.

O meia-atacante deixou o Olympiacos insatisfeito com a proposta de renovação feita pelo clube grego, quando iria receber metade do que vinha recebendo.

O AEK não ganha o campeonato grego desde 1994.

segunda-feira, 28 de maio de 2007

Matéria do leitor: Torcidas Organizadas

A formação das "tribos urbanas"

Nossa atualidade pós-moderna tem introduzido um novo conceito de identidade cultural para os sujeitos nela inseridos. Antigamente a formação da identidade de um indivíduo era fortemente baseada em pilares de tradições, preceitos sociais e valores rígidos que moldavam um sujeito impassível de mudanças. Porém, a contemporaneidade tem se mostrado como uma destruidora desse tipo de sujeito. Devido ao acesso irrestrito a diversas fontes de informação, a diversos tipos de culturas, graças ao fenômeno da globalização, um indivíduo pertence à uma cultura, pertence à uma nação, mas não possui uma identidade que possa se dizer que seja imutável. Pois sempre absorvendo novos tipos de informação esse sujeito se torna vítima de modismos e passa a seguir tribos buscando sua auto afirmação. Enfim, segundo David Harvey, a modernidade se caracteriza por um processo sem-fim de rupturas e fragmentações internas no seu próprio interior.

Como já mencionado, os sujeitos modernos buscam se aliar a tribos para conseguirem sua auto-afirmação, seu status e uma boa posição na "cadeia social". Durante essa busca por grupos é possível perceber que a identidade comum entre alguns dos indivíduos formadores dos grupos é utilizada pelos mesmos como um artifício para atingirem seus objetivos.

Partindo desse pressuposto a sociologia sugere estudar a construção da identidade do homem a partir da relação desse com outros indivíduos. "Diga-me com quem andas e te direi quem és".

Surge uma conceito de identidade nacional. Os indivíduos por mais que pertençam a classes sociais diferentes, etnias diferente e até mesmo faixas etárias diferentes se identificam com os valores da pátria. Encontram o fator de conexão e se aliam por interesses comuns.

Trazendo todo esse estudo para a área esportiva, vemos um grande fenômeno que vem tomando corpo em vários países em épocas diferentes, as torcidas organizadas. Na Inglaterra existem publicações sobre os hooligans que datam de 30 de outubro de 1890. Em Portugal, surgem torcidas uniformizadas no final da década de 70. E no brasil, é creditado à Gaviões da Fiel (Torcida do Sport Club Corinthans Paulista) o título de primeira torcida organizada do país, fundada em 1 de julho de 1969. Em um artigo escrito pelo Prof. Ms. Fábio Aires da cunha para o site Cooperativa do Fitness, o mesmo afirma que os Gaviões da Fiel foram os primeiros que se organizaram com o propósito de ajudar seu time. A torcida começou sem fins lucrativos. Os indivíduos, por mais que tivessem suas diferenças, buscaram pontos em comum para atingir um benefício individual de cada um. O sucesso do time.

Infelizmente a análise sociológica das Torcidas Organizadas não pára na idéia romântica de somente ir a campo para incentivar sempre seu time. Hall (2003) afirma que valores sólidos constituídos antes da última metade do século XX que davam base sólida à identidade têm perdido um pouco de seu significado, levando com que os indivíduos entrem em uma crise de identidade e percam até mesmo um pouco da noção de limite e autoridade e que na busca pela auto-afirmação acabem ocorrendo conflitos demasiadamente violentos.

Ainda em São Paulo, em 1983 surge a Mancha Verde (Torcida do Palmeiras, maior rival do Corinthians). Já nessa época a idéia de Torcidas Organizadas já estava bem consolidada e as mesmas buscavam auto-afirmação e respeito das outras a qualquer preço, o que acabou em confrontos memoráveis pela tamanha violência e levou até a extinção da torcida acima citada.

Com o passar do tempo outras torcidas foram surgindo e trazendo em seus nomes e gritos de guerra (mesmo esse nome é muito agressivo) expressões hostis às torcidas rivais. Como por exemplo a Torcida Jovem do Flamengo que se intitula "O exército Rubro-Negro" e utiliza um tanque de guerra como símbolo, o Clube Atlético Mineiro possui uma torcida uniformizada que atende pelo nome de "Força Atleticana de Ocupação". A principal torcida do Cruzeiro Esporte Clube carrega o nome de "Máfia Azul".

Até mesmo em suas Organizações as Torcidas tentam fazer valer sua força, utilizado divisões militares como: brigadas, comandos, facções, pelotões e esquadrões. Querendo sempre mostrar autoridade e dominação, porém elas não possuem domínio nem sobre si mesmas.

Texto enviado pelo nosso amigo Igor Gordinho.

Diego é pré-convocado para a Copa América

Depois de sair muito elogiado da partida entre Corinthians e Atlético, no último sábado, o goleiro Diego, do Galo, tem mais um motivo para ficar feliz. Ele está na lista de 34 jogadores que o técnico da seleção brasileira, Dunga, divulgou hoje, para a disputa da Copa América na Venezuela. Destes 34, apenas 22 participarão do torneio. Mas as chances de Diego estar no grupo é grande, dos 34 pré-convocados, são apenas 3 goleiros. E os outros 2, Hélton e Doni, são de qualidades questionáveis.

Diego já havia defendido seleções de base, anteriormente. Que a carreira de Diego na seleção principal seja grande e gloriosa, como tem sido no Galo, onde é ídolo. Contudo, pode ser que o goleiro se transfira para algum grande clube europeu na abertura do mercado de verão, no mês que vem, como está sendo especulado. O destino mais provável do jogador seria a Lazio, embora o presidente do Atlético, Ziza Valadares, tenha dito que não o venderá barato e que não há propostas para o goleiro.

Além de Diego, a lista tem outros 4 ex-jogadores do Atlético, são eles: Gilberto Silva(Arsenal), Cicinho(Real Madrid), Lincoln(Schalke 04) e Afonso(Heereveen).

Confira a lista completa:
Afonso-Heerenveen, Alex Silva-São Paulo, Alex-PSV, Anderson-Porto, Carlos Eduardo-Grêmio, Cicinho-Real Madrid, Daniel Alves-Sevilla, Diego-Werder Bremen, Diego (goleiro)-Atlético Mineiro, Doni (goleiro)-Roma, Edmílson-Barcelona, Edu Dracena-Fenerbahçe, Elano-Shakhtar Donetsk, Fernando-Bordeaux, Fred-Lyon, Gilberto-Hertha Berim, Gilberto Silva-Arsenal, Helton (goleiro)-Porto, Jô-CSKA Moscou, Josué-São Paulo, Juan-Bayer Leverkusen, Julio Baptista-Arsenal, Kleber-Santos, Lincoln-Schalke 04, Maicon-Internazionale, Marcelo-Real Madrid, Mineiro-Hertha Berlim, Morais-Vasco da Gama, Naldo-Werder Bremen, Rafael Sobis-Real Betis, Robinho-Real Madrid, Tiago Silva-Fluminense, Vagner Love-CSKA Moscou, Zé Roberto-Santos

domingo, 27 de maio de 2007

Apatia cruzeirense: de quem é a culpa?
Em três jogos, o time celeste conquistou apenas 1 ponto de 9 possíveis e amarga a zona de rebaixamento do Brasileirão
O maior problema da equipe do Cruzeiro, é sua defesa, que é horrível! Como um time da grandesa cruzeirense pode avançar e dar a volta por cima em um campeonato longo como é o Campeonato Brasileiro, se ao dar um passo à frente, dá dois para trás? No caso do último jogo, em casa, contra o Paraná, três passos à frente e quatro para trás. Desde a saída de Edu Dracena, no ano passado, que o sistema defensivo do time celeste caminha regularmente em um nível abaixo da crítica. Em três jogos, tomou 9 gols, média de 3 por confronto. Culpa da diretoria, que afirmava ter um boa defesa e que apostava muito nos jogadores da base: Luisão, Gladstone e Thiago Heleno, além do veterano André Luiz, e por isso não seria necessário reforçar o setor neste ano. Coincidentemente ou não, as três dispensas ocorridas na semana passada foram de jogadores da defesa.
É óbvio que um time que conquistou apenas 1 ponto em 9 possíveis, tem vários outros problemas que precisam ser corrigidos. Araújo é um deles. Após ser artilheiro no futebol japonês, resolveu ser o artilheiro de todas as competições no Brasil também. O fato é que o futebol do Japão é totalmente diferente do brasileiro. Fazer gols lá é uma coisa, e em times de 3ª ou nenhuma divisão aqui no Brasil também, - Araújo foi artilheiro do Campeonato Mineiro 2007 - fazer gols em times grandes e em jogos decisivos, é outra. Há um mês o atacante não balança as redes adversárias. Não estou questionando isso, ou alguém se lembra dos gols de Araújo quando ele defendia de forma espetacular o Goiás? Ele ficou conhecido no clube esmeraldino, não pelos gols que fazia, mas pelo "garçom" que era. No Cruzeiro, ele não faz nem um, nem outro, é um eterno "fominha." A estrelinha do 'Camisa 7' está precisando tomar um chá-de-banco!
Lauro não merece vestir a camisa de titular do Cuzeiro. Até que ele assumisse a posição, a culpa de todas as derrotas caía nas costas de Fábio. Hoje, vê-se que eram injustas. Não digo que agora a culpa seja de Lauro, até porque, como disse anteriormente, com uma defesa dessas, não há goleiro que se salve. Mas Lauro não é jogador para o Cruzeiro. A solução pode estar no banco de reservas do time, seria interessante que o treinador apostasse no jovem arqueiro Gatti.
Quanto ao técnico, Dorival Júnior, ele já começa a se balançar no cargo. Mesmo que Zezé Perrella tenha dito que troca todo o time, mas não troca o treinador, o próprio vice-presidente também já falou sobre a dificuldade de encontar jogadores no mercado e assim como ele mesmo costuma dizer, "treinador vive de resultados" e resultado é justamente aquilo que Dorival não tem - em 3 partidas, foram 1 empate e 2 derrotas. Não jogo a culpa dos maus resultados em Dorival Júnior, ainda. Como venho frisar, ele não tem culpa da defesa que tem. Espero mais atitude dele nos próximos jogos, barre Araújo e mantenha o meio-campo do jogo de hoje: Paulinho, Ricadinho, Charles e Leandro Domingues. O meio-de-campo é o setor mais importante de uma equipe, e esse último não está mal. No máximo, pode trocar Ricardinho por Léo Silva. Muitas variações de uma partida para outra, de jogadores que atuam, principalmente, no meio, fazem o time perder muito o entrosamento entre os jogadores. Além do mais, o treinador cruzeirense precisa avaliar melhor antes de fazer as substituições durante o jogo, para não queimá-las.

Salvação

O jovem talento Guilherme é só uma aposta, mas que já vem se tornando uma realidade. Junto com Paulinho Dias, é um dos poucos que vem se salvando nesses desastres azuis. Não apenas marca gols, como também dá belas assistências, Rômulo que agradeça.

Vergonha e humilhação. Até quando?


O Cruzeiro perdeu hoje de forma desastrosa para o Paraná por 4x3, em pleno Mineirão, de virada. Duas vezes! E o pior: os paranaenses jogaram com um jogador a menos praticamente o segundo tempo inteiro. Toninho foi expulso quando o jogo estava 1x1 aos 11 do segundo tempo.

Que me desculpem os leitores que vieram aqui para ler sobre os melhores momentos do jogo. Vim para falar separadamente de alguns jogadores do Cruzeiro: Lauro, Jonathan, Gladstone e Araújo. Ah, e claro, do técnico de várzea Dorival Júnior, que, me perdoem o estúpido trocadilho, nem time júnior tem capacidade pra dirigir. E me desculpem se por algum momento (ou todos!) eu escrever como um torcedor cruzeirense. Mas não pensem que tudo será baseado na emoção. A razão e os conhecimentos de futebol estarão acima de tudo.

Lauro - Não é goleiro para o Cruzeiro. Não culpo o pobre coitado pelos quatro gols, pelo contrário, com uma defesa que tem Gladstone e cia, não há goleiro que salve. Porém, quem viu o jogo do Atlético-MG ontem viu que um bom goleiro faz defesas importantes e conta também com a sorte (leia Diego). O Lauro, além de fraco na minha opinião, nem sorte ele tem. Volto a repetir: não culpo o goleiro pelos quatro gols, apesar de achar que o quarto gol passou embaixo da mão dele. O Cruzeiro sempre teve ótimos goleiros, que até em momentos complicados conseguiam salvar o time.

Jonathan: Ele é um brincalhão. Se acha craque e perde bolas infantis. No começo do jogo de hoje dava raiva vê-lo em campo, tentando driblar na defesa e perdendo todas. Fraquíssimo para o Cruzeiro.

Gladstone: Já foi um grande zagueiro, mas parece que desaprendeu com o tempo. Péssimo na marcação, não consegue antecipar uma bola, vai recuando na frente do atacante até este chegar na área e cruzar. Mereceu as vaias.

Araújo: Não sei se é má sorte ou o que. Mas o Araújo já está cansando a todos. Seu drible principal já é uma jogada manjada, nenhum defensor cai mais. Quando não esconde atrás dos zagueiros, ou está em impedimento, recebe as bolas e perde todas. A única jogada que ele quase encaixou hoje foi um toque por cobertura, ainda no primeiro tempo, quando um tapinha do goleiro paranista desviou a bola, e Guilherme conclui na trave. Sorte dele que tem o Guilherme como companheiro de ataque, que soube finalizar (e bem!) as suas frustradas tentativas de gol.

Dorival Júnior: Em 3 jogos no comando (ou falta de comando) do Cruzeiro, já entrou pro seleto grupo de piores treinadores da história do Cruzeiro, junto com Nelsinho Baptista, Oswaldo de Oliveira, Ivo Wortmann, entre outros tantos que me fogem a memória. Não sabe escalar o time, não treina uma jogada ensaiada (pelo menos nenhuma que apareça durante os jogos) e ainda mexe errado. Muito errado! Sinceramente, tirar o Paulinho Dias, um dos poucos que se salvam nesse time do Cruzeiro para colocar o fraco Maicossuel, e ainda por cima improvisado na lateral direita, mereceu e mais os gritos de "Burro!" da torcida celeste. O que mais irrita nesse treinador é ter a cara de pau de falar que viu evoluções no time, desde o começo do campeonato. Sim, claro, evoluções. Começa empatando com o Fluminense, em um jogo que esteve 2x0 para o Cruzeiro. Perde humilhantemente por 3x0 para o Corinthians, dentro de casa! E agora leva 4x3 do Paraná, também no Mineirão, de virada. Ah, faça-me o favor né Dorival? Você é um brincalhão! O Paraná pode ser o líder do campeonato, pode ter ido pra Libertadores desse ano, mas é infinitamente menor que o grande Cruzeiro. É inaceitável perder para o tricolor paranaense dentro de casa da forma como foi.

E se eu não gosto do Rômulo, pelo menos alguma coisa ele fez além do gol (belíssimo passe do Guilherme!): saiu xingando Deus e mundo depois do jogo.

Por fim, gostaria apenas de enaltecer dois jogadores que merecem destaque nesse time. Guilherme e Paulinho Dias. Dois jogadores da base, esforçados, com raça e determinação. Guilherme com um grande faro para o gol e belíssima visão de jogo para assistências e viradas de jogo. Paulinho um guerreiro no meio de campo, não faz milagre, mas se salva. Injustamente e precocemente substituído.

Enfim, me desculpem o desabafo, mas com esse time do Cruzeiro... não sei não! Abre o olho Perrellas!!!

" A saga do 2a2"

Flamengo e Botafogo empataram hoje, no Maracanã, em 2a2, protagonizando o terceiro empate consecutivo pelo mesmo placar envolvendo as duas equipes. O jogo foi muito bom, com os times buscando sempre o ataque. Quem tomou conta da partida foi o Bota, que abriu o placar com um golaço de falta do camisa 10 Lúcio Flávio. O Flamengo acordou e empatou com Leonardo ,de cabeça, mas não deu nem tempo de comemorar, pois 5 minutos depois, Dodô, aproveintando rebote desempatou para o time de General Severiano. O Fla só marcou novamente aos 32 do segundo tempo com Paulo Sérgio, que havia entrado no lugar de Leonardo.Final, 2x2.

Tabu mantido

O Botafogo não vence o Flamengo desde 2004. De lá para cá, já são 11 partidas. Mas, o que chama mais à atenção é que o alvinegro vem dominando os jogos contra o o rival. Nos últimos 3 confrontos, o Bota foi melhor, mas o time da Gávea conseguiu empatar.Vale ressaltar que o time do técnico Cuca está muito bem postado e tem tudo para fazer uma bela campanha no Brasileirão 2007.

Nova coluna: Grandes craques da história

Para estrear, o francês que foi, para muitos, melhor até que Michel Platini:

ZINÉDINE YAZID ZIDANE



Nascido em Marselha, no dia 23 de junho de 1972, filhos de argelinos, Zizou(apelido carinhoso) é considerado por muitos o maior jogador francês de todos os tempos e um dos mais talentosos de toda história do futebol mundial.

A elegância do seu estilo de jogo e dos seus dribles aliada a sua fantástica visão de jogo fez com que Zidane fosse considerado por três vezes (1998, 2000, 2003) o melhor jogador do mundo na eleição da Fifa.

Zidane clube a clube

Zizou começou sua carreira em 1989 no AS Cannes, por onde jogou até 1992, quando se transferiu para o seu clube de coração, Bordeaux. No Bordeaux ele jogou até 1996, disputou 159 partidas e fez 38 gols. Com participações na seleção francesa desde 1994, ele chamou a atenção dos grandes clubes mundiais, e em 1996 foi para a Juventus, da Itália. Em Turim ele viveu até 2001 e foi bicampeão italiano e campeão da Uefa Champions League logo no seu ano de estréia, era ídolo da torcida, mas uma proposta milionária do Real Madrid o levou para a capital espanhola aos 29 anos, no auge da carreira. Usando a camisa 5 dos "galáticos", Zidane conquistou uma Uefa Champions League(01/02), um Mundial de Clubes(2002) e um Campeonato Espanhol(02/03). Se despediu do Real Madrid no dia 8 de maio de 2006, no Estádio Santiago Bernabéu, marcando um gol de cabeça no empate contra o Villarreal por 3 a 3. Mas sua carreira ainda não acabaria, Zizou ainda tinha uma Copa do Mundo cheia de emoções pela frente.


Zidane na seleção francesa

Na seleção da França, Zidane fez uma carreira de 12 anos, de 1994 a 2006. Marcou 33 gols em 108 jogos. Dois desses gols, na final da Copa do Mundo de 1998, contra o Brasil. Zidane levava seu país natal à glória pela primeira vez. Em 2000, ele ajudou os bleus na conquista da Eurocopa, seu segundo título com a França.
Em 2002, Zidane e toda a seleção francesa não obtiveram o mesmo sucesso na Copa do Mundo da Coréia do Sul/Japão.

E em 2006, na Copa do Mundo da Alemanha, já no fim da carreira, o mágico levou a França à final, eliminando, inclusive, o Brasil, num jogo que mostrou que Zidane poderia conquistar novamente o título mundial com a sua seleção, desta vez, com a faixa de capitão no braço direito. Porém, contra a Itália, no último jogo da sua carreira, Zidane abriu o placar, de pênalti, mas a azurra conseguiu empatar com um gol do zagueiro Marco Materazzi. Mais tarde, Zidane e Materazzi protagonizaram, no fim do segundo tempo da prorrogação, um lance crucial para a disputa de pênaltis. Depois de Materazzi chingar Zidane e insultar a sua irmã, o craque francês, num ataque de fúria, desferiu uma potente cabeçada no peito do zagueiro italiano, que caiu no gramado. Zidane foi expulso e a França perdeu a decisão de pênaltis. Um fim triste para uma linda carreira, mas a lembrança que deve ficar deste exímio jogador é a da elegância e da classe que demostrou por onde passou.


Relembre um pouco de sua genialidade: Lances e gols de sua carreira

sábado, 26 de maio de 2007

Galo fica no empate contra Timão

Atlético jogou de calção dourado no Morumbi

Corinthians e Atlético ficaram em um empate sem gols na noite deste sábado, pela 3ª rodada do Brasileirão 2007. Resultado justo, mas talvez 2 a 2 ou 3 a 3 fosse o placar mais ideal num jogo em que ambas as equipes tiveram boas chances para marcar, mas não o fizeram.

A torcida do Galo certamente ficou mais feliz com o ponto conquistado fora de casa. O goleiro Diego foi o grande nome do jogo e com essa fantástica atuação, deve chamar, ainda mais, a atenção dos dirigentes italianos da Lazio. Já os corinthianos foram embora do Morumbi com um sentimento de que a vitória poderia ter sido conquistada.

Se Diego foi o destaque positivo do Atlético, a paciência com a dupla de ataque do time, Éder Luis e Galvão está acabando. Jogando juntos há um bom tempo, os dois não conseguem mostrar a mesma qualidade da dupla de ataque do alvinegro mineiro que fez sucesso no ano passado, Marinho e Roni. Vanderlei merece a vaga de Galvão. Para o lugar de Éder Luis, que até agora não mostrou qualidade para ser titular de um time de Série A, Hamilton, Leandro Carrijo ou Danilinho(mais avançado, abrindo uma vaga no meio-campo), deveriam ser testados.

No momento o Galo e o Timão são times que vão lutar por vaga na Copa Sul Americana. Mas tem potencial para que, com melhorias, lutem por vaga na Copa Libertadores. Zetti e Carpegiani: ao trabalho!

sexta-feira, 25 de maio de 2007

Adeus à Oasis
Morre cavalo que Rodrigo Pessoa usaria no Pan


Faleceu na noite de ontem, Oasis, o cavalo que Rodrigo Pessoa usaria no Pan do Rio. O eqüestre, que no entanto ainda não havia confirmado sua paticipação nos jogos, disse por meio de seu assessor, André Beck, que a morte de seu cavalo não será motivo para não competir. Caso Pessoa, resolva ir ao Pan, ele poderá usar Hufus, cavalo que é do mesmo dono de Oasis, mas é menos experiente e por isso ele não pretendia utilizá-lo.


O corpo do eqüino de 11 anos, passará por uma autópsia para saber a causa do falecimento. O resultado deve sair em 30 dias.


A "dupla" Rogrigo Pessoa e Oasis, conquistaram juntos os Grandes Prêmios de Falsterbo, de Lanaken e de Bruxelas, em 2006, além de terem várias classificações durante o Festival Eqüestre de Inverno nesse ano.


Abalado pela perda de seu fiel animal, Pessoa cancelou sua participação no concurso de Wiesbaden na Alemanha, que começa neste sábado.

Preconceito em alta

Sim, para mim a bandeirinha Ana Paula de Oliveira está sendo vítima de preconceito por ser mulher.

Não estou dizendo que seu afastamento dos grandes jogos está errado. Pelo contrário, ela deve sim ser punida pelos seus erros (anulou dois gols do Botafogo na semi-final da Copa do Brasil) como qualquer outro bandeirinha, seja homem ou mulher.

Mas estão dizendo por aí que sua carreira acabou, que ela deve apitar apenas jogos de pouca expressão, etc etc etc. Aliás, Ana Paula irá bandeirar jogos da quarta divisão paulista.

Sinceramente acho isso tudo um grande exageiro. Quantos árbitros não erraram em jogos decisivos ao longo da história do nosso futebol? E mais. Vários desses LADRÕES hoje em dia são comentaristas de arbitragem na TV e só sabem falar mal dos juízes.

Coloque a mocinha na geladeira sim, mas parem de alfinetá-la apenas pelo fato de ser mulher!

quinta-feira, 24 de maio de 2007

Os dois Marcinhos

Quando chegou ao Galo, em abril de 2006, o meia Marcinho fez uma bela estréia em uma partida contra o Fortaleza pela Copa do Brasil. Mas depois seu rendimento despencou e chegou ao ponto de membros da Galoucura irem à Cidade do Galo pressioná-lo para que ele deixasse o estelismo de lado e apresentasse um bom futebol. Deu certo! Marcinho foi, junto com Marinho e Roni, os melhores jogadores da Série B do ano passado. Assim, ele caiu nas graças da torcida e virou ídolo.

Já em 2007, Marcinho começou bem o ano, contudo, deixou que o estrelismo novamente o atrapalhasse. Nos últimos dois meses Marcinho tem sido um jogador preciosista e tem prejudicado não só a criatividade do meio-campo do Galo, como também a si mesmo.

De fato, existem dois Marcinhos: o que joga para o time, ajuda a equipe e não usa chuteira amarela, e o que acha que é a estrela da companhia e usa chuteira amarela. Se ele continuar a ser este segundo, pode mesmo ir para a Europa, mas se ele quiser voltar a ser o primeiro, ele tem futebol para ser titular de qualquer meio-campo do Brasil.

Enquanto ele continuar a ser a "estrela", Zetti tem mesmo que deixá-lo no banco, como mostrou no treino de hoje, que poderá fazer no jogo de sábado, contra o Corinthians.

Notas rápidas

Confira o que foi destaque na imprensa nesta quinta-feira

Eliminatórias Euro 2008: Henry e Trezeguet não foram convocados pelo técnico Raymond Domenech. A França enfrenta Ucrânia e Geórgia no começo do mês de Junho. Henry recupera-se de uma lesão e Trezeguet está fora por "opção técnica".

Lyon: O brasileiro Juninho Pernambucano renovou contrato com o time francês até 2010. Juninho chegou ao clube em 2001 e participou decisivamente da conquista do hexacampeonato francês. O Lyon até então jamais havia conquistado o título nacional. O jogador teria propostas de clubes do Qatar e da Turquia.

Fez bem em renovar com o Lyon, muito bem!

Júlio Baptista: La Bestia pode voltar ao Real Madrid. O clube merengue pede ao Arsenal 20 milhões de euros para a contratação definitiva do brasileiro. Os ingleses não estariam dispostos a pagar tal valor pelo jogador.

De malas para Madrid? Kaká teria dito, segundo o jornal espanhol Marca, que gostaria muito de atuar pelo Real Madrid. O também brasileiro Robinho, já em Madrid, diz que seria uma boa para o clube espanhol.

É duro, hein? Chuta que é macumba, Kaká!

GP de Mônaco, e aí?


O principado de Mônaco sempre proporcionou corridas cheias de emoção ou cheias de monotonia. Geralmente, as corridas cheias de emoção acontecem quando chove. Eu, particularmente, quero que chova. Não que acidentes sérios sejam necessários, mas uma agitação e tensão, causada pela chuva, durante a prova cairiam muito bem. Emoção na Fórmula 1? Do jeito que está, não podemos desperdiçar!
Um campeonato de início disputado como esse proporcionará uma corrida disputada, não nas ultrapassagens (possivelmente serão poucas), mas nas estratégias. Vencerá aquele que montar, com sua equipe, a melhor estratégia. Isso tudo se não chover. Se São Pedro não colaborar (espero que não colabore), será um “Deus nos acuda” no principado.


Sábado 26 de Maio, Treino Oficial da Fórmula 1 no GP de Mônaco, quem vai ser pole?


Em 2006, os 8 primeiros foram Alonso, Webber (na Williams), Raikkonen (McLaren), Montoya (Atualmente na Nascar), Barrichello, Trulli, Coulthard e Rosberg.
E em 2007? Ao que tudo indica (tomando como base o grid dos 4 primeiros GP’s, Austrália, Malásia, Bahrein e Espanha), os 4 primeiros serão: Massa, Raikkonen, Alonso e Hamilton (não necessariamente nessa ordem); seguidos por: Heidfeld, uma Renault (Possivelmente Fisichella), uma Toyota (Possivelmente o italiano Trulli) e Kubica. (repito, não necessariamente nessa ordem). Quem sabe até uma Red Bull não aparece na briga?


Domingo 27 de Maio, Grande Prêmio de Fórmula 1 no GP de Mônaco, quem vence?


Em 2006, os 8 primeiros foram Alonso, Montoya, Coulthard, Barrichello, M. Schumacher, Fisichella, Heidfeld e Ralf.
E em 2007? Repetindo as apostas do treinos, ao que tudo indica, tomando como base as corridas dos 4 primeiros GP’s, os 4 primeiros serão: Massa, Raikkonen, Alonso e Hamilton (não necessariamente nessa ordem); e agora? Quem vem depois? Acredito que o de sempre, praticamente as mesmas apostas que fiz no treino. A Sauber de Heidfeld, a Renault de Fisichella, a Toyota de Trulli, e torço pra que tenha uma Red Bull na briga também. O japonês Sato em 8º de novo? Só se chover. Sato pontuando em Monaco seria que nem Olivier Panis no GP de 1996.

quarta-feira, 23 de maio de 2007

Brasil ganha mais uma baixa para a Copa América

Depois de Ronaldinho Gaúcho e o atual campeão e artilheiro da UEFA Champion League, Kaká, pedirem dispensa da Seleção para não disputarem a Copa América 2007 na Venezuela, de modo que possam enfim tirarem suas merecidas férias, o Brasil ganha mais uma baixa para o torneio. O goleiro, Júlio Cesar, atual campeão do Calccio - o campeonato italiano - pela Internazionale de Milão, se submeterá à uma cirurgia para curar uma hérnia de disco, nos próximos dias e não deverá se recuperar a tempo da copa.
Só espero que o técnico Dunga, crie vergonha na cara e não convoque o goleiro Doni da Roma. Ainda não ouvi nimguém dizer que ele mereceu uma vaga na última lista divulgada para os jogos da Seleção contra a Inglaterra e Turquia. E olha que eu escutei a opinião de diversas pessoas entendidas no assunto. É também incompreenssível como um goleiro tão falho quanto ele, pode ser titular de um dos maiores clubes europeus.

Sou louco por TRI América

Grêmio está nas semi-finais da Libertadores

Nessa quarta-feira o Grêmio garantiu vaga nas semi-finais da Copa Libertadores. Pela segunda vez seguida na competição, o tricolor gaúcho reverteu o placar adverso da primeira partida fora de casa, ganhando dentro dos seus domínios. Nas oitavas-de-final, os gaúchos haviam perdido para o São Paulo por 1x0 no Morumbi, mas reverteram a situação com um sofrido 2x0 no Olímpico.

Agora foi a vez de virar pra cima do Defensor do Uruguai. Após perder fora de casa por 2x0, o Grêmio venceu pelo mesmo placar em Porto Alegre, levando o jogo para as penalidades máximas. No tempo normal, Tcheco (foto) e Teco marcaram para o tricolor ainda no primeiro tempo. Na disputa de pênaltis, o Grêmio contou com dois erros dos uruguaios, logo nas primeiras cobranças, e fechou em 4x2, com gols de Patrício, Lúcio, Douglas e Ramón.

Os mais de 42 mil gremistas que encheram o Olímpico cantaram sem parar "sou louco por tri América", em alusão à busca pelo tri-campeonato do clube na Libertadores.

Agora o Grêmio espera o vencedor de Libertad e Boca Juniors. Porém, caso o Santos vença o América do México, o clube paulista será seu adversário, devido ao novo regulamento da Copa que não permite que dois clubes do mesmo país disputem a final da competição. Também né, já são dois anos que os brasileiros não dão chances aos gringos!

Sinceramente, acredito que o Grêmio é fortíssimo candidato ao título. O time vem falhando fora de casa, mas mostrando um grande poder de reação quando joga junto a sua torcida. O fato interessante ficaria por conta da conquista do Grêmio justamente no ano em que seu arqui-rival Inter buscava o bi-campeonato, mas foi eliminado precocemente na primeira fase da competição.

É guerra? É Grêmio! Como eu queria ver o Cruzeiro assim!

Ele merece!

Mesmo sem uma atuação perfeita, como nas partidas contra o Manchester United, o Kaká merece comemorar esse título. E muito!

Artilheiro da competição com 10 gols, para mim ninguém conseguiu superar o chamado Príncipe de Milão. Nem mesmo o português Cristiano Ronaldo, tido até pouco tempo como melhor jogador da atualidade.

O controle de bola, a visão de jogo e toda a categoria de Kaká faz dele o melhor do mundo na atualidade. Não tiro os méritos do Cristiano Ronaldo, mas considero o português menos objetivo que o brasileiro.

E se Kaká apareceu muito ou pouco hoje, não importa; o brasileiro foi decisivo ao enfiar uma bola espetacularmente para o Pippo marcar o gol do título do Milan. No momento do lance, imaginei que ele ia chutar direto para o gol, mas fui pego de surpresa com sua boa visão de jogo, ao deixar o artilheiro do dia cara-a-cara com o goleiro Reina.

Parabéns Kaká!

Crédito da foto: gazzetta.it

Compre agora seu time de futebol

Site inglês reúne novos "Abramovich's"


Não, o assunto em pauta não envolve os tradicionais jogos de computador como Championship Manager, Elifoot e afins. O papo aqui é comprar e gerenciar clubes de verdade. Mas como, se você não tem a mesma grana do russo Roman Abramovich, milionário que comprou o Chelsea em 2003?

É fácil e não custa tantos milhões quanto você pensa. A novidade do momento é o site My Football Club, da Inglaterra. A página oferece aos usuários a oportunidade de se unirem e comprarem um time inglês. É só se cadastrar, escolher qual clube você deseja comprar e pronto. Bem, pronto não, torça para mais 50 mil usuários escolherem o mesmo clube que você. Atingindo esse número, cada membro paga 50 euros e a proposta pelo clube será feita.

Cada membro será uma espécie de diretor do clube, participará das decisões de compra e escalação de jogadores. Complexo, não? Imagine 50 mil pessoas decidindo uma escalação, que confusão!

No momento, o clube mais votado é o tradicional Leeds United, que vive uma grande crise.

Para maiores informações, acesse o site myfootballclub.co.uk .

Eu sinceramente acho que isso é uma grande roubada. Mas vai saber, não é?

Liverpool toma "Zigue-Inzaghi" em Atenas


Com dois gols, um em cada tempo, do iluminado Filippo Inzaghi o Milan bateu o Liverpool por 2 a 1 no Estádio Olímpico de Atenas e venceu a Uefa Champions League pela sétima vez. O gol dos reds foi marcado pelo holandês Dirk Kuyt, aos 43 minutos do segundo tempo.

Já no primeiro tempo os italianos dominavam o jogo ligeiramente, mas finalizaram apenas duas vezes. Em uma delas, Pirlo cobrou falta, a bola espirrou em Inzaghi e deixou o goleiro Pepe Reina batido. Milan 1 a 0. A estrela de Pippo começava a brilhar quando a primeira metade do jogo terminava.

No segundo tempo, o Liverpool, apesar de ter menor posse de bola, era mais contundente ofensivamente. Gerrard mostrava muita disposição no meio-de-campo, mas quando teve uma chance em uma falha de Gattuso, Dida defendeu o chute. Enquanto isso, Rafa Benítez tentava consertar a escalação mau feita do time e trocou Zenden, que nada fez no jogo, por Kewell, que melhorou as ações ofensivas do lado esquerdo do time; e mais tarde, trocou Mascherano por Peter Crouch.
Contudo, em um contra-ataque rossonero, Kaká deu um passe magnífico para Inzaghi, que deu um corte em Reina e finalizou, sentenciando a vitória italiana aos 83 minutos do segundo tempo.
Mas o gol de cabeça de Kuyt no fim do jogo ainda fez os torcedores ingleses sonharem com um empate semelhante ao de Istambul, contudo, ficou apenas no sonho.

Era tarde demais e não houve tempo para surpresas. Assim, o Milan é o grande campeão europeu da temporada 2006-2007 e vai ao Japão no fim do ano em busca do título mundial.

Cruzeiro surpreende e acerta com Roni

No início da tarde de hoje, o Cruzeiro anunciou a contratação de Roni, de 30 anos, que foi liberado pelo Flamengo. O atacante vem sem custos ao time da Raposa e se apresenta amanhã para assinar contrato até o fim do ano.
Roni chegou ao clube da gávea em janeiro deste ano, mas passou a maior parte da temporada no banco de reservas, marcando apenas 3 gols.

Dispensas

A contratação de Roni pode significar mais dispensas no time celeste, que tem um grupo inchado com cerca de 40 atletas. Na última terça-feira, o clube já havia anunciado a demissão dos laterais Gabriel e Fábio Santos e do zagueiro André Luiz.

terça-feira, 22 de maio de 2007

Chelsea começa contratações

Time azul de Londres contrata sem abrir o cofre

Sidwell, destaque no Reading

Diferentemente dos reforços milionários da temporada anterior, o Chelsea começou a maratona de contratações apresentando um jogador desconhecido internacionalmente e com o preço mais barato do mercado, custo zero. Segundo informações do próprio clube e do site da UEFA, o meio-campista Steve Sidwell, ex-Reading FC irá assinar com o clube do técnico Mourinho no dia 1 de Julho, caso passe nos exames médicos.
Sidwell iniciou sua carreira no Arsenal, mas não conseguiu vingar, mudando-se para o time o Reading FC. O jogador possui 24 anos e estava no Reading desde o meio da temporada 2002/03. No The Royals (alcunha relacionada ao Reading) ele tornou-se um jogador habitualmente titular ajudando o time a subir em 2006 à principal divisão da Inglaterra pela primeira vez na sua história. Fez uma boa temporada pelo time de Berkshire marcando quatro gols em 35 jogos ajudando o clube a terminar a ultima temporada da Premiership na boa oitava colocação. O contrato de Steve Sidwell com o Reading terminará no final de Junho e, após recusar continuar no Madejski Stadium, irá assinar com o Blues mesmo sabendo do interesse de clubes como Manchester United e Newcastle. Agora é esperar pra ver como se sairá Sidwell que provavelmente “esquentará” o banco do Chelsea. E fica também a pergunta para o clube azul de Londres: Para quem serão destinados os milhões de Abramovich ?

Inzaghi ou Gilardino?


“Inzaghi marca mais gols, mas Gilardino apóia melhor. Já tomei minha decisão, mas não a revelei para os atletas”, palavras de Carlo Ancelotti, treinador do Milan.

Filippo Inzaghi e Alberto Gilardino tem características diferentes. O primeiro é melhor na finalização, já Gilardino, se movimenta mais, como o próprio Ancelotti analisou. Contudo, os dois tem algo em comum, não fizeram uma boa temporada e não contam com a confiança plena do treinador. Tanto é que Ronaldo foi contratado no meio da temporada e é titular absoluto da equipe desde então. Porém, o fenômeno não pode jogar a Uefa Champions League desta temporada pelo Milan porque já atuou na competição pelo Real Madrid.

Inzaghi já está com 33 anos, passou por muitas contusões nas últimas temporadas e foi reserva da Itália campeã do mundo na Alemanha. Na atual temporada ele jogou 31 e marcou apenas 6 gols. Mas tem ao seu favor o fato de ser decisivo em grandes partidas, como é a de amanhã.

Gilardino era ídolo no Parma, mas não conseguiu, definitivamente, o mesmo sucesso no Milan. Na atual temporada, em 40 jogos, ele marcou 14 gols e sempre revezou sua condição de titular com o próprio Inzaghi ou com Ricardo Oliveira(que faz uma temporada ainda pior que a de Inzaghi e Gilardino). No entanto, pode ser uma boa escolha para abrir espaço para que Kaká e Seedorf furem o paredão defensivo do Liverpool, composto por Carragher e Agger.

Certeza é a de que se Ancelotti pudesse contar com Ronaldo no jogo de amanhã, essa dúvida não existiria. Ronaldo finaliza melhor que Inzaghi, é melhor na movimentação que Gilardino e daria muito mais consistência ofensiva ao retrancado time do Milan.

Três reforços à caminho da Toca

Depois de anunciar a dispensa dos laterais Gabriel e Fábio Santos e do zagueiro André Luiz, o Cruzeiro informou a contratação de três reforços para a continuidade do Campeonato Brasileiro e a Copa Sul-Americana, são eles: Mariano, Daniel e Marcelo Tavares.
Mariano, que vinha disputando a Série B pelo Ipatinga, chega para suprir a lateral-direita deixada por Gabriel. O jogador de 20 anos, vem por empréstimo até dezembro de 2008 e se apresenta amanhã ao técnico Dorival Júnior.
Daniel é volante, tem 25 anos, pertence à Cabofriense mas estava atuando pelo Ituano. Ele foi contratado a partir de uma parceria entre Cruzeiro e o clube do Rio de Janeiro. Daniel já foi apresentado em Belo Horizonte.
O último reforço é o zagueiro Macelo Tavares de 26 anos, que se apresentará em junho, quando seu contrato termina com o Al-Hilal da Arábia Saudita. Marcelo vem sem gastos ao clube mineiro, pois o próprio zagueiro já é dono de seus direitos.

Começa a faxina no Cruzeiro

Clube dispensa três jogadores e anuncia novidade para zaga

Gabriel não joga mais pelo Cruzeiro

O Cruzeiro definiu hoje, após reunião da diretoria, a dispensa de três jogadores. O zagueiro André Luís e os laterais Gabriel e Fábio Santos não jogam mais pelo clube celeste.

Na verdade, o zagueiro André Luís já estava afastado do grupo a algum tempo, enquanto o Cruzeiro e seu empresário tentavam negociações com Internacional e Fluminense. A nova proposta do Fluminense seria uma troca dos jovens Lenny e Arouca por André Luís e o atacante Rômulo, também em baixa no clube.

Gabriel, após uma conversa amigável com a diretoria, aceitou o rompimento de seu contrato, tendo em vista também a dificuldade da prorrogação de seu empréstimo junto ao Málaga da Espanha, com duração prevista para o meio deste ano. Gabriel chegou ao Cruzeiro no final de Agosto do ano passado, alternando altos e baixos com a camisa celeste. Jamais foi unanimidade para o torcedor cruzeirense, e nos últimos jogos vinha sendo constantemente vaiado por parte da torcida.

O lateral Fábio Santos chegou no começo do ano, cogitado como a nova esperança para a lateral esquerda do time. Foi outro que não agradou a torcida, fazendo partidas ruins e sendo um dos jogadores mais criticados de todo o elenco. O São Paulo, detentor dos seus direitos federativos, já foi informado sobre a decisão do Cruzeiro, e o jogador será afastado dos treinos na Toca II até a decisão sobre seu futuro.

Acredito que a diretoria do Cruzeiro agiu certo em sua decisão. André Luís já estava afastado do grupo e não fez falta, apesar da defesa do time ainda não ter se acertado. Em todos os jogos com a camisa azul mostrou ser um jogador agressivo e despreparado, passando longe do André Luís dos tempos de Santos e Fluminense.

Gabriel, apesar de alguns gols (foram 8 gols) e algumas boas participações, já não mostra mais a mesma vontade de jogar futebol, pelo menos no Cruzeiro. Exemplo disso, a última partida contra o Corinthians, quando o lateral praticamente andou em campo e prejudicou a equipe em vários lances. Gabriel é sim um bom jogador, mas precisa ser mais concentrado nas partidas e "brincar" menos. A sua ausência será sentida sim, pela falta de outro lateral direito. Mas a diretoria já fala em trazer outros laterais, de nomes desconhecidos ainda (muito provável de clubes de menor expressão).

Por fim, Fábio Santos nunca atuou bem pelo Cruzeiro. Foram poucos os jogos que apareceu bem, e se eu forçar um pouco a memória, me lembro apenas de um cruzamento para o gol do Guilherme contra o Brasiliense, e para o gol do Gabriel contra o Fluminense, na estréia do Brasileirão. Quem sabe agora a jovem promessa do Cruzeiro, Ânderson, não tenha sua grande chance.

Mas não são apenas saídas que se destacam hoje no Cruzeiro. O agora gerente de futebol Valdir Barbosa, anunciou que Marcelo Tavares, zagueiro do Al-Hilal da Arábia Saudita, está praticamente fechado. Sinceramente não me lembro desse zagueiro, que já atuou pelo Figueirense sob o comando do atual técnico celeste, Dorival Júnior. É só esperar pra saber!

Vale a pena ver de novo

Vale a pena ver de novo a grande final da Uefa Champions League de 2005. Confira o vídeo e a ficha do jogo.

Vídeo: Liverpool x Milan (Youtube)

FICHA:


MILAN
Dida; Cafu, Jaap Stam, Alessandro Nesta e Paolo Maldini; Gennaro Gattuso (Rui Costa), Andrea Pirlo, Clarence Seedorf (Serginho) e Kaka; Hernan Crespo (Tomasson) e Andriy Shevchenko
Técnico: Carlo Ancelotti

LIVERPOOL

Jerzy Dudek; Steve Finnan (Hamman), Jamie Carragher, Sami Hyypia e Djimi Traore; Xabi Alonso, Steven Gerrard, John Arne Riise e Luis Garcia; Harry Kewell (Smicer) e Milan Baros (Cisse)
Técnico: Rafa Benítez

Local: estádio Olímpico Atatürk, em Istambul (TUR)
Árbitro: Manuel Enrique Mejuto Gonzalez (ESP)
Auxiliares: Oscar Martínez Samaniego e Clemente Ayete Plou (ESP)
Cartões amarelos: Carragher, Baros (LIV)
Gols: Maldini, a 1min; Crespo, aos 38min e 42min do primeiro tempo; Gerrard, aos 8min; Smicer, aos 10min; Alonso, aos15min do segundo tempo
Pênaltis: Milan: Tomasson, Kaká (marcaram) e Serginho, Pirlo, Shevcheno (perderam); Liverpool: Hamman, Cisse, Smicer (marcaram) e Riise (perdeu)

Inter de olho na Copa 2014

Colorado planeja modernização do Beira-Rio

O atual Beira-Rio

O Brasil é o único candidato-sede para a Copa do Mundo de 2014. Visando isso, o Internacional já se prepara para ser uma das sedes da competição. O seu estádio Beira-Rio é um dos grandes do país, com capacidade para 56 mil pessoas. Em Porto Alegre vence o Estádio Olímpico, do arqui-rival Grêmio, com capacidade para pouco mais de 50 mil pessoas.

Porém, a disputa na capital gaúcha não será propriamente dita entre estes dois estádios. O Grêmio já analisa propostas de investidores do exterior para a construção de uma moderna arena. Existe a possibilidade da demolição do atual Olímpico para a nova obra, mas estão sendo observados outras áreas. A Zona Norte de Porto Alegre é um dos locais mais indicados, segundo análise dos próprios investidores. o atual Olímpico está localizado na chamada Azenha.

De olho na concorrência gremista, o Colorado já planeja uma reestruturação de seu estádio, que passaria por um processo de modernização, com novas cadeiras e uma nova cobertura, já que, atualmente, o estádio não é completamente coberto.

Projeto do novo Beira-Rio


Mesmo com o projeto engatilhado, o atual Beira-Rio já foi elogiado muito pela CBF e pela Conmebol. Inclusive, o ministro do esporte, Orlando Silva, esteve este mês visitando o estádio. O ministro gostou do que viu e já tem um material feito pelo próprio Internacional sobre a modernização do Beira-Rio.

É importante destacar que o Beira-Rio foi palco das duas últimas finais da Copa Libertadores. Em 2005, o Atlético-PR, impedido de realizar a primeira partida da final contra o São Paulo na Arena da Baixada, foi deslocado e defendeu seu mando de campo em Porto Alegre. Já em 2006, o Internacional conquistou sua primeira Libertadores perto do seu torcedor, contra o mesmo São Paulo.

segunda-feira, 21 de maio de 2007

Estádio Olímpico de Atenas: O Grande Palco


O Estádio Olímpico de Atenas está pronto para receber uma das finais mais importantes da história da Uefa Champions League, entre Milan e Liverpool. Construído para o Campeonato Europeu de Atletismo de 1982, o estádio do tradicional clube grego, Panathinaikos, vai ser palco da final da maior competição de clubes da Europa pela terceira vez.

Em 1983, o estádio recebeu sua primeira final. O Hamburgo, da Alemanha, venceu a Juventus de Turim por 1 a 0 em uma exibição inspirada do então experiente médio Felix Magath, hoje treinador. A derrotada Juventus contava com grandes craques no seu time, como o goleiro Dino Zoff e o armador francês Michel Platini.

Onze anos depois, em 1994, Barcelona e Milan se enfrentaram no mesmo local. E o time italiano superou um Barcelona recheado de craques, como Romário e o búlgaro Stoitchkov. Uma goleada de 4 a 0 do time de Fábio Capello, com gols de Massaro, duas vezes, Savicevic e Desailly, fizeram os rubro-negros de milão gozarem de uma grande conquista.

Em 2002 o estádio foi fechado para ser reformado para os Jogos Olímpicos de 2004. A obra custou cerca de 260 milhões de Euros.

Na quarta-feira, Milan e Liverpool vão continuar a escrever a história de Istambul, que não acabou em 2005. E não haveria local melhor para tal batalha, senão Atenas.

Petkovic está fora do Goiás

Insatisfeito, Pet pede para sair


O meia sérvio Petkovic não veste mais a camisa do Goiás. O jogador que havia chegado ao clube no começo do ano por indicação do então técnico Geninho, estava insatisfeito com as reclamações da torcida esmeraldina e pediu para sair.

O Goiás não vive um bom ano, após perder o Campeonato Goiano e começar o Brasileirão com duas derrotas consecutivas. Na estréia, o time goiano perdeu por 2x0 para o São Paulo e neste final de semana levou a pior contra o Flamengo, dentro de casa, ao perder por 3x1.

Agora resta saber qual o destino do meio-campista de 34 anos. O Fluminense, clube que defendeu nas duas últimas temporadas, já conta com Carlos Alberto para o meio-campo, então não deve ser este o seu destino. E não se assustem caso a diretoria cruzeirense comece a ventilar o nome do sérvio como novo reforço para o Cruzeiro.

Milan e Liverpool decidem o torneio mais importante da Europa

"Italianos e ingleses atravessaram caminhos árduos até a decisão que acontece na próximoa quarta-feira."






Na próxima quarta-feira, dia 23 de maio, o mundo vai conhecer o campeão da temporada 06/07 da Uefa Champions League. Milan e Liverpool jogam em Atenas um jogo que promete muita emoção e bom futebol. A dois anos atrás, Milan e Liverpool chegaram a grande final da Uefa, ao intervalo o Milan vencia por 3 a 0 e já era creditado como campeão, em uma das reações mais impressionantes vistas em 51 anos de história da Liga dos Campeões, o Liverpool empatou a partida e conseguiu a vitória nos pênaltis. O clima de revanche parece imperar a apenas dois dias da decisão.

O Milan bi-campeão (93/94 e 02/03) suou para chegar até a final. A caminhada começou no dia nove de agosto de 2006, O Milan iniciou a Liga dos Campeões na terceira fase pré-eliminatória, uma vitória pelo placar mínimo com gol de Inzaghi em Milão e outra por 2 a 1 em Belgrado, ajudaram a equipe italiana a eliminar o Estrela Vermelha da competição. Na segunda fase, o Milan foi o cabeça de chave do grupo H. A estréia em casa contra o AEK da Grécia foi convincente, 3 a 0 com gols de Gourcuff, Inzaghi e Kaká. Nas duas partidas seguintes fora de casa o Milan empatou em 0 a 0 com o Lille e venceu o Anderlecht por 1 a 0 com gol de Kaká. No returno a goleada sobre o mesmo Anderlecht por 4 a 1 com gols de Kaká (3) e Gillardino (1) o Milan parecia que embalaria de vez na competição, mas as duas últimas partidas na fase de grupos foram uma ducha de água fria na equipe rubro da Itália. As derrotas por 1 a 0 contra o AEK e 2 a 0 contra o Lille em casa, quase custaram ao Milan a classificação.
Classificado como líder de grupo o Milan foi sorteado para enfrentar o Celtic nas Oitavas-de-final. Houve quem apostou no Celtic e o Milan mais uma vez suou a camisa para classificar-se. 0 a 0 na escócia e 0 a 0 no San Siro, a torcida só pode comemorar na prorrogação quando Kaká em lance individual arrancou para fazer o gol salvador. Nas quartas de final, talvez o confronto mais emocionante para os italianos. Jogando em casa o Milan por duas vezes esteve a frente no placar com Pirlo e Kaká, mas permitiu o empate do Bayern de Munique com o zagueiro Van Buyten. Na partida de volta, na Alemanha, o Bayern era franco favorito, jogava em casa e conquistara um ótimo resultado na Itália. Não foi o que mostrou o jogo, organizado defensivamente o Milan foi competente duas vezes, primeiro com Seedorf e depois com Inzaghi, 2 a 0 e a equipe se garantiu como única equipe italiana nas semifinais.
Nas semifinais o Milan enfrentou o favoritíssimo e poderosíssimo Manchester United. Em um jogo empolgante, o Milan esteve muito próximo de conseguir um empate na Inglaterra, mas no último minuto Wayne Rooney demonstrou talento e categoria para fazer o gol que daria a vitória ao Manchester. As apostas se confundiam, alguns acreditavam que em casa o Milan não cairia, outros duvidavam da capacidade do Milan de penetrar a defesa dos ingleses. Jogando em casa os italianos foram superiores dentro de campo e garantiram-se na final com o 3 a 0 e gols de Kaka, Seedorf e Gilardino.
O Liverpool, assim como o Milan estreou em 8 de agosto de 2006 pela terceira fase pré-eliminatória. Em casa contra o Maccabi-Haifa de Israel, os ingleses venceram com gols de Bellamy e Gonzáles, 2 a 1, fora de casa o 1 a 1 com gol de Crouch foi o suficiente para colocar o Liverpool no grupo C da segunda fase. A estréia contra o PSV fora de casa empatando em 0 a 0 não significaria nada mais tarde, nos quatro jogos seguintes quatro vitórias, 3 a 2 contra o Galatasaray em casa com gols de Crouch (2) Luís Garcia (1); 1 a 0 e 3 a 0 contra o Bordeaux com Crouch marcando o gol da vitória na primeira partida e Luís Garcia (2) e Gerrard (1) no segundo encontro. Para fechar a boa série Gerrard e Crouch garantiram o 2 a 0 sobre o PSV. Na última rodada o Liverpool também perdeu, 3 a 2 para o Galatasaray.
Nas Oitavas-de-final o sorteio e o destino colocaram a frente do Liverpool um forte e favorito Barcelona. Jogando na Catalunha, os ingleses conquistaram a vitória por 2 a 1 de virada, os gols foram marcados pelos brigões Bellamy e Riise – antes da partida os dois haviam trocado agressões utilizando-se inclusive de um taco de golfe – Na partida de volta mesmo sofrendo a derrota por 1 a 0 o Liverpool se beneficiou da regra dos gols fora de casa e partiu para enfrentar mais uma vez o PSV que havia eliminado o Arsenal. No primeiro jogo, na Holanda, sem o zagueiro Alex o PSV mostrou-se um time sem estrutura e organização, sofreu nas mãos dos ingleses, 3 a 0 com gols de Gerrard, Riise e Crouch. Na partida de volta o PSV ainda sem o zagueiro Alex atuou melhor e perdeu por apenas 1 a 0 efetivado por Crouch.
Alcançadas as semifinais o Liverpool enfrentaria um grande desafio, o Chelsea. Em um dos melhores jogos da temporada, o Chelsea jogando em casa venceu por 1 a 0, gol de Joe Cole. O Liverpool sobre se portar diante da tática do Chelsea, segurou o ataque da equipe do treinador José Mourinho e teve a chance de sair com um empate. No segundo jogo Daniel Agger marcou e o 1 a 0 levou o jogo mais emocionante para a prorrogação. Para apimentar a partida o juiz anulou um gol de Dirk Kuyt que classificaria o Liverpool. Nas penalidades Pepe Reyna ajudaria o Liverpool a bater o Chelsea por 4 a 1 e chegar a final.

Dois anos após aquele brilhante jogo em Istambul, Milan e Liverpool voltam a se enfrentar, Kaká e Gerrard são os homens que podem decidir o jogo. Agora em Atenas, jogando no mesmo estádio em que o Milan bateu o Barcelona por 4 a 0 em 93/94 e levantou o caneco, a equipe espera dar o troco no Liverpool e comemorar o título. Juntos os dois clubes levantaram 11 vezes a taça de campeão europeu de clubes, sendo seis vitórias do Milan (duas no atual modelo da Champions League) e cinco do Liverpool (uma no atual modelo de disputa). O Milan além de Kaká conta com Seedorf, único jogador a conquistar a Copa dos Campeões por trÊs clubes diferentes: Ájax (1995) Real Madrid (1998) e Milan (2003). Conta também com o goleiro brasileiro Dida, mas não terá Ronaldo, que não pode atuar pela Champions League pois já havia atuado e marcado gols pelo Real Madrid. O Liverpool além do brilhante Steven Gerrard, conta com o goleiro Pepe Reyna e o defensor, destaque na temporada, Jamie Carragher.

Na quarta, acima de tudo, que prevaleça o bom futebol e que vença o melhor!


Sem campeão a vista na Espanha






Há apenas três rodadas para o final do La Liga existem quatro times com chances matemáticas de levar o caneco. Os dois grandes clubes do futebol espanhol estão numa disputa jogo a jogo pelo campeonato nacional, seguidos de perto pelo campeão da UEFA, Sevilla, dois pontos de desvantagem. Logo atrás, há apenas quatro pontos dos líderes, está a equipe do Valência, campeã espanhola de 2004. Essa indefinição na reta final está tornando o Campeonato Espanhol uns dos mais emocionantes da Europa, juntamente com os campeonatos de Portugal (Porto campeão na última rodada) e Alemanha (Stuttgart também campeão na última rodada).
O time merengue mordido com os dois últimos campeonatos nacionais seguidos do seu arqui-rival (o Real foi vice em ambos os campeonatos) e embalado com uma boa seqüência de vitórias, vai em direção ao título que não ganha desde 2003 para acabar essa temporada com pelo menos um caneco na prateleira. Já o Barcelona, quer levar o terceiro espanhol seguido para a capital da Catalunha e vem animado com a goleada contra o Atlético de Madri na última rodada.
Na próxima rodada o Real Madri pega o atual 13º lugar, La Coruña, visando o titulo. Jogando em casa, o Barcelona tem pela frente o seu carrasco da Copa do Rei, o Getafe, que goleou o Barca por quatro a zero no último encontro. Sevilla tem uma difícil partida contra o Zaragoza que vem de uma vitória contra o Athletic de Bilbao pela 35º rodada.
Nada se pode esperar para o final desse campeonato; como o próprio técnico do Barcelona disse: “Surpresas acontecem !”

No sufoco

Com um gol salvador do brasileiro Roberto Carlos nos úlitmos minutos de jogo, o Real Madri conseguiu mais uma vitória suada no La Liga. Dessa vez a vítima do time merengue foi o Recreativo, atual nono lugar no campeonato, em pleno estádio Nuevo Colombino em Huelva.
Com um começo bem ofensivo, o time da capital marcou com Robinho logo aos oito minutos. Sentindo o gol, o Recreativo deu uma acordada e equilibrou o jogo. O Real continuou empolgado e quase marcou aos 34 minutos em jogada individual do brasileiro Robinho. O segundo tempo começou como o primeiro, e logo aos sete, Robinho sofre penalti que foi convertido por Van Nistelrooy. Pensando ter a vitória nas mãos o time de Madri relaxou e sofreu o empate com gols de Jesús Vasquez e Uche, respectivamente. Porém, já nos acréscimos, Roberto Carlos acerta um chute forte após passe de Gago e faz o gol milagroso colocando o Real Madri novamente na frente do Placar.

Massacre em Madri

Mesmo criando boas oportunidades, o Atlético de Madri foi pisoteado pelo atual campeão espanhol. O Barça, diferentemente do rival Atlético, soube transformar as oportunidades criadas em campo em gols, em muitos gols. Ao todo foram seis bolas na rede do goleiro Pichu distribuídas igualmente entre os dois tempos. A longa goleada teve inicio aos 38 minutos do primeiro tempo no gol de Messi após belo passe do camaronês Eto´o. Quatro minutos depois foi a vez de Thuram servir o italiano Zambrotta que fez o segundo. Nos acréscimos, Eto´o marcou o dele. Já com resultado encaminhado, o Barca jogou fácil e ampliou mais o placar aos 12 com Ronaldinho, aos 34 com um belo gol de cobertura do garoto Messi e aos 44 foi a vez de Iniesta marcar o seu. Com esse resultado, o Barcelona continua atrás do Real por causa do confronto direto (perdeu um jogo e empatou o outro com o arqui-rival).

No encalce dos grandes

Sevilla ainda sonha com o final de temporada perfeito. Dependendo do tropeço dos dois principais times da Espanha, o time de Luís Fabiano e companhia abre espaço na prateleira para mais uma taça em 2007 (conquistou o Bi da Copa da UEFA). Na 35º rodada o time conseguiu uma virada fora de casa em cima do Deportivo La Coruña, vencendo a partida por 2 a 1.Luís Fabiano começou no banco, mas entrou para fazer uma boa partida e ajudar o Sevilla a seguir atrás dos líderes. O jogo contou com gols de Bodipo para o La Coruña aos 27 da segunda etapa e de Renato e Kanouté para o Sevilla aos 32 e 38 minutos respectivamente.
35º rodada
Domingo, 20/05/2007
Atlético de Madri 0 x 6 Barcelona
Recreativo 2 x 3 Real Madrid
Villarreal 2 x 1 Racing Santander
La Coruña 1 x 2 Sevilla
Espanyol 1 x 5 Getafe
Levante 1 x 4 Osasuna
Real Sociedad 3 x 1 Celta

Sábado, 19/05/2007>
Zaragoza 4 x 3 Athletic de Bilbao
Bétis 1 x 1 Gimnàstic
Mallorca 0 x 1 Valencia