quarta-feira, 30 de maio de 2007

Futebol: Um pouquinho abaixo do Everest



A FIFA, entidade maior dentro do futebol, adotou o veto a jogos em locais acima da altitude de 2500 metros. O Argumento utilizado pela Federação é de que a altitude provoca uma queda de rendimento no desempenho dos atletas. As reclamações de clubes perante o órgão máximo do futebol e um vídeo enviado pelo Clube de Regatas Flamengo mostrando a dificuldade dos seus jogadores atuando em Potosí, pela primeira fase da Copa Libertadores contribuíram com a decisão tomada pela FIFA.
A decisão da FIFA já surtiu reflexos na América Latina, o presidente boliviano Evo Morales revoltou-se com a posição adotada e prometeu levar uma delegação a Zurique na Suíça onde fica a sede da FIFA com o intuito de que a FIFA volte atrás com a sua decisão. A Bolívia seria um dos principais afetados pela decisão, além do estádio em Potosí que se encontra a 3.976m de altitude outros ficariam irregulares, seriam eles: Cochabamaba (2.558), LA Paz (3.577), Ouro (3.702) e Sucre (2790).
A decisão da FIFA ainda deve dar muito pano para manga, os clubes que atuam em locais com a altitude acima da permitida pela FIFA devem alegar que é uma injustiça saírem de casa para atuar, outros dirão que se os seus jogadores conseguem correr 90 minutos por que outros não conseguiriam? O fato é que altitudes elevadas tornam o ambiente incondicional a atletas de países com uma geografia com maior benefícios (ou não) a prática de esportes e até que a FIFA diga o contrário, as novas normas devem ser acatadas no mundo inteiro.

8 comentários:

Fred Heitmann disse...

finalmente a FIFA tomou vergonha na cara...

era um absurdo jogar na altitude...

Alexandre Patrus disse...

Cara...
Achei uma babaquice o que o Evo fez... Rolou um protesto lá no Bolívia... O protesto era sobre isso aí da altitude, aí o Evo começou a jogar bola pra provar que dá pra jogar acima de 2500m sim...
Patético -_-
Atitude de gente ridícula e babaca

Guilherme disse...

Não sou a favor do futebol na altitude, mas concordo com o protesto da Bolívia e Equador, eles não têm culpa da sua geografia e realmente têm q correr atrás dos seus interesses. O presidente da Bolívia, Evo Morales, pediu apoio à Brasil e Argentina, eu não apoiaria, já q para ambos, não há facilidade em jogar na altitude.

Fernando Almeida disse...

Protesto todo mundo tem direito a fazer. E obviamente se eu fosse presidente boliviano ou de qqler outro pais que rodou eu faria o mesmo. Agora Brasil e Argentina darem apoio já é idiotice. Pura politicagem se eles o fizerem.

Marcelo de Moraes disse...

não tenho certeza, mas acho que os países que deram apoio ao Evo foram: Equador, Peru, Paraguai e Colombia, o Evo Morales quer convencer a VEnezuela, pq se ganahr o apoio dela eles passam a ser a maioria da confederação sul-americana de futebol. Evo Morales.... Hugo Chavez... apoio... han han... entendeu o trocdilho?

Unknown disse...

Sou contra essa medida.

É uma condição de jogo mais difícil para os times visitantes, contudo, isso não torna impossível o jogo. Mistifica-se demais o poder da "altitude".

E a cidade dos times, e ele tem o direito de jogar lá. Milhões de pessoas vivem e praticam esportes nessas cidades. O índice de mortalidade é maior?

Não.

Existem "trocentos" fatores desse tipo que também dificultam o jogo dos visitantes. É muito mais esforço para um jogador não ambientado disputar uma partida em baixo de neve do que em La Paz.

Fred Heitmann disse...

eu como brasileiro, que nao vivo em altitude acho muito boa a decisão da FIFA... porém concordo qd vcs dizem sobre as pessoas que vivem na altitude, as seleções e clubes que mandam seus jogos nesses lugares...

e cá entre nós... claro que o jogador sente muito a altitude, mas isso ja foi falado varias vezes que dá pra adaptar algum tempo antes do jogo.. é mais papo da imprensa, pra assustar, pra dramatizar...

e o evo morales é ridiculo sim!

Fred Heitmann disse...

enfim... leiam materia da Cidade do Futebol...

"Altitude, uma ameaça bem maior do que o calor"

http://cidadedofutebol.uol.com.br/Cidade07/Site/Artigo/Materia.aspx?idArtigo=5908

só um trecho!

"A revolta baseia-se no argumento de que o forte calor de países como o Brasil, também podem causar prejuízos à saúde dos jogadores. A altitude, no entanto, é um obstáculo muito mais difícil para um atleta do que o calor com umidade, condição que também exige cuidados especiais."